Dia da Sogra: Celebre o dia com a mãe do seu Amor

Dia da Sogra: Celebre o dia com a mãe do seu Amor

Muita gente faz piada sobre ela, é verdade. Mas é verdade também que uma sogra pode ser uma “segunda mãe” muito especial. Para comemorar o Dia da Sogra, hoje, dia 28 de abril, dedicamos um post especial sobre essa mulher que, afinal, é a grande responsável pelo amor de nossas vidas.

Podemos dizer que sogra é a parente que mais sofre bullying na família? Mesmo as sogras boas? Há várias boas piadas sobre o assunto – umas mais politicamente incorretas que outras – e alguns possíveis motivos de a mesma mulher poder ser dois tipos de mulher ao mesmo tempo.

Comemore o dia da Sogra

Para celebrar o Dia da Sogra, vamos contar desde curiosidades a dicas de filmes divertidos sobre esse grande personagem de família. Por exemplo, você sabia que sogra em inglês é mother-in-law? Ou seja, “mãe em lei”. Não existe na palavra o laço de afeto, mas um laço legal. Em alemão – nossa! – é schwiegermutter.

Há algumas expressões envolvendo o nome “sogra” como – você deve saber – “a casa da sogra”, que se supõe que pode tudo na casa. Há também o doce “língua de sogra”, que é um doce grandinho. HAHAHA.

Esse doce foi inventado em Portugal. Mas, olha, todo mundo ama tanto “olho de sogra” que em Portugal há também “beijo da sogra” e o “pudim da sogra”. Se a sua sogra cozinha bem, aliás, que sorte a sua, hein! Jantares e almoços devem ser deliciosos.

Nas mesmas festinhas que pode haver esses doces, pode ter também aquele brinquedinho de papel, a “língua de sogra”? É bullying ou não é? HAHAHA..

língua de sogra
Imagem: Diet Coaches

Literatura

Se repararmos nas novelas, sempre há uma sogra caricata. Aquela que faz de tudo pelo filho e nem sempre ajuda a nora. Na literatura isso também acontece. Em “Dom Casmurro”, romance de Machado de Assis, a mãe de Bentinho foi osso duro de roer para Capitu.

Notamos uma sogra também bastante “atuante” em “Emma Bovary”, obra de 1857, romance clássico do escritor francês Gustave Flaubert.

Agora, olha só! O escritor brasileiro Aluísio Azevedo chegou até a escrever uma obra sobre o assunto: “Livro de uma sogra”, de 1895. Mas será que toda sogra é megera, desalmada e execrável? É claro que não.

Como líder da família, mesmo que o marido seja atuante, a sogra enquanto mãe é protetora e sabe que a paixão representa perigo. É por isso que suas formas de proteger a cria podem até ser exageradas. Alguém precisa colocar ordem na casa, certo?

Celebre o dia com a Sogra

Como uma mãe doce e protetora pode se transformar em uma sogra chata e ruim? As rusguinhas que podem surgir vem de uma sensação natural de rejeição e troca, o que pode significar – ainda que não conscientemente – humilhação e sofrimento. Há um abismo de distância entre o significado de uma (mãe) comparado ao significado da outra (sogra). E muitas vezes a mudança acontece em um espaço de tempo bastante curto.

Mas isso é assunto por demais complicado, não é? Se a sua sogra é uma “segunda mãe” como falamos acima, acreditamos que você tem apenas que comemorar, tirar muitas fotos em família.

Filmes

Para encerrar, olha só os filmes que você pode assistir com a família, para dar risadas e comemorar o Dia da Sogra:

“Alguém tem que ceder” com Jack Nicholson e Diane Keaton, que é muito, muito bom! “Terapia de amor”, um clássico no que se refere à relação sogra-nora, esse é com as maravilhosas Meryl steep e Uma Thurman. Já “A sogra” é com Jane Fonda e Jennifer Lopez.

Aproveite a reunião familiar e tire muitas fotos, viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo