Composição: Uma Lição Bem Importante na Fotografia

Composição: Uma Lição Bem Importante na Fotografia

Hoje vamos falar de composição. Uma das lições mais importantes de fotografia.

Sem a composição, dificilmente sua foto será uma foooto. Sabe? Não? Vamos explicar!

Composição é a cena. Ou como a cena está composta. É um diferencial saber o que levar em consideração antes de clicar. Esse, talvez, seja o maior talento de um fotógrafo. Porque, se pensarmos bem, uma cena comum consegue aos olhos dele se tornar magnífica. Porque ele sabe o que valorizar!

Como criar a melhor Composição

Composição vem do verbo compor. Ou seja, criar a cena, montar a cena. No caso, é claro, de ser uma foto que você vai produzir completamente. Há cenários que são tão perfeitos que você só precisa clicar. Mas, talvez, mesmo os que já estão bem legais, você precise “compor” o que vai sair na foto. Sabe aquele enquadramento perfeito, aquele jeitinho de ver que deixa algo banal bem sensacional?

Bom, vamos ao principal!

Escolha o objeto principal da sua cena. Isso é bem importante. Elegendo o que deseja destacar, o restante será mais fácil.

Agora, qual será a orientação da sua foto? Vertical ou horizontal? Como quase tudo vai parar nas redes sociais, é preciso também escolher o formato: retangular, quadrado ou panorâmico?

Parece que não é importante, mas escolhendo orientação e formato primeiro, você terá uma ideia melhor do que enquadrar, do que colocar como objeto principal da foto. Pode ser o contrário, claro. Uma paisagem pode ser tão linda que ela não exija menos do que uma panorâmica.

Outra coisa importante: há textura, ou linha, ou algum formato geométrico que deseja destacar? Ou que seja importante levar em consideração? Isso também ajuda na hora da composição.

Observe também:

  • Combinação de cores;
  • Plano de fundo;
  • Evite deixar o objeto principal no meio da foto;
  • Observe a proporção dos elementos;
  • Simplifique a foto. Evite exageros. Menos é mais também na fotografia.

É isso aí. Agora é só treinar antes de clicar até ficar automático. Acredite, fica. Você vai virar um craque de composição de foto! E aí é só fazer um lindo Fotolivro com suas melhores fotografias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo