Contraluz: Uma técnica de Fotos nas Sombras

Contraluz: Uma técnica de Fotos nas Sombras

Ei, que tal aprender hoje mais uma técnica de fotografia? Uma que vai deixar suas fotos diferentes e surpreendentemente lindas. Essa técnica chama-se contraluz. E sabe o melhor? Ela é muito fácil de aplicar!

Sem dúvida, você já viu fotografias com essa técnica. São fotos que destacam o fundo, deixando o que está na frente sempre em sombras. Olha só esse exemplo:

Para que suas fotos saiam com essa luz linda atrás, basta fotografar com o sol atrás do objeto principal. Ou seja, você vai estar de frente para o Sol e o seu objeto contra o Sol.

Você pode – e deve – brincar com todas as possibilidades que esse jogo de luz e sombra proporciona. Você pode aproveitar também a hora mágica para fazer fotos contraluz. O nascer do sol e o pôr do sol são momentos belíssimos para fazer fotos assim. As cores naturais vão deixar sua foto como as de um profissional. E aí, você já sabe o que fazer, né? Revelar suas fotos!

Silhueta é Contraluz

A técnica contraluz também é conhecida como silhueta. Isso por causa das sombras que são mesmo muito intensas e não permitem que o objeto seja visto em detalhes. Esse tipo de foto cai muito bem, por exemplo, para gestantes. Namorados também podem usar e abusar dessa técnica. Fica tão romântico!

Se você estiver de malas prontas para viajar, aproveite as horas livres para fotografar e testar essa técnica. Praia, campo ou mesmo cidades movimentadas podem render lindos cliques contraluz.

É importante lembrar que nesta técnica você não deve usar flash. E para garantir meeesmo que o fundo fique perfeito, você deve dar apenas “meio click”. Ou seja, aperte o botão da câmera, mas não todo ele. Espere até que a iluminação do ambiente seja capturada, e só depois você aperta de vez. Esse tempinho do “meio click” vai ajudar a câmera a focar com mais nitidez também.

Se você já estiver craque em mexer na velocidade do obturador, você pode ir testando por ele. Vai notar que as imagens ficarão bem diferentes uma da outra. Pelo celular ou pela câmera, não importa, suas fotos contraluz têm tudo para saírem estonteantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo