Black Friday 2017: Não perca essa oportunidade

Começa novembro e todo mundo já passa a falar de Black Friday. Sem dúvida é mesmo uma das datas mais esperadas do ano para quem gosta de fazer compras.

Você já fez a lista dos produtos que esperou o ano inteiro para chamar de seu? De nossa parte, temos duas coisas importantes para falar.

Black Friday 2017 – Anota Aí

Primeiro, que a Black Friday pode ser a oportunidade que você tanto esperava para eternizar suas mais lindas lembranças. Sim, você deve aproveitar os descontos para revelar suas fotos, personalizar o seu tão sonhado Fotolivro e por aí vai.

Segundo, pretendemos proporcionar a melhor experiência de “transformação” de suas fotos em produtos incríveis, criativos, cheios de emoção. E sabe como?

Ofereceremos os melhores descontos para você ter a sua Caneca personalizada ou os Ímãs descolados para fazer o tão desejado mural para decorar seu quarto. Capricharemos nas ofertas só para que você não perca essa oportunidade.

Vale sempre lembrar porque é tão importante você eternizar suas fotos. Um dia – bata na madeira três vezes – quando menos esperar, o seu computador pode pifar, o pen drive se perder ou mesmo aquele tanto de CDs guardados se tornarem sem utilidade alguma. Lembra dos disquetes? Então.

black friday no fotoregistro

É… Já imaginou quanta história incrível jamais poderá ser relembrada? Por isso queremos que você nem passe perto desse risco.

E como estamos também numa fase difícil de crise econômica, entendemos que você precisa de precinhos realmente camaradas. E tem oportunidade melhor para darmos aquela forcinha para o seu bolso do que a Black Friday?

Que tal um Fotolivro com as fotos daquela ocasião mais que especial que você viveu esse ano? Pode ser o seu casamento, o nascimento do seu filho, aquela viagem tão sonhada e planejada centavo a centavo.

Você pode também selecionar outros cliques especiais, mas sem um contexto propriamente dito, e fazer uma Caneca. Sabe aquela foto linda

com o seu amor? Personalize um par de Canecas, uma para você, outra para ele.

Você poder aproveitar a data para personalizar o material escolar do seu filho para o ano que vem. Fazer um lindo Caderno, mais o Bloco de Notas, mais a agenda. Kit completo e super barato.

São mais de 30 itens e você pode ter váááárias ideias. Solte a criatividade e aproveite a Black Friday.

Dia dos Pais: Comemore esse dia com seu Herói

O Dia dos Pais está chegando! É uma data linda, né? Um dia de festa com a família reunida para celebrar esse herói, quem trabalhou tanto para que nos tornássemos quem somos.

Pai é herói, protagonista da nossa história, do nosso filme de ação, pois quantas vezes ele nos salvou. Pai é o pilar sobre o qual a nossa família está segura.

Se você deve sua vida, suas conquistas a seu pai, prepare uma linda homenagem para ele. E nós temos uma dica de como fazer isso: com as fotos da família.

Não há nada mais importante para um pai de família do que ver sua grande conquista reunida, feliz, todos juntos: irmãos, netos, noras, genros. Que você e seus irmãos neste Dia dos Pais possam perceber que nada é mais importante do que a família, e do que ele: o seu pai.

Comemore o Dia dos Pais com seu Herói

Ele provou nos momentos mais importantes da sua vida ser o melhor dos pais? Por estar presente, por te dar forças, por te dar estabilidade emocional, principalmente naqueles momentos mais difíceis que você achou que não conseguiria? Se sim, este é o momento de surpreendê-lo, de ser grato a ele com o que você tem de melhor: as suas conquistas.

O seu pai merece que a história de sua família seja contada em um livro. Afinal, Dia dos Pais é todo dia e pequenas lembranças da vida serão o melhor presente para ele. Imagina que emocionante na hora que ele começar a folhear cada página? E ainda mais se a família estiver reunida? Será um dia inesquecível.

Se o seu pai é a sua inspiração, sua referência de bondade, amor, companheirismo, força e determinação, agradeça-o com todo o seu coração, personalizando você mesmo o álbum de todos da família.

Deseje um feliz Dia dos Pais com o melhor que você pode dar: a sua própria vida.

Dia do Amigo: Um Dia Dedicado à Amizade

“Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração”, essa linda canção do Milton Nascimento é tão conhecida, né? Mas ainda assim, tanto anos depois, quando a ouvimos com o coração, nos emocionamos pra valer.

Sabe por quê?

Porque poucas coisas na vida são mais bonitas do que a amizade. O valor de um amigo é incalculável, já disseram os sábios. Eles cumprem a função maior em nossa vida: de cuidar de nós.

Dia do Amigo uma grande Conquista

Amigo é a maior de nossas conquistas porque é a partir dele que todas as outras conquistas fazem sentido. Quer ver só?

Se você foi pedida em namoro por aquela pessoa que você tanto queria, para quem você vai contar, correndo, cheia de felicidade? Se você comprou um carro, apostamos que a primeira pessoa que vai andar nele será um amigo e vocês vão juntos por aí cantando, sorrindo, como as pessoas mais livres do mundo!

A amizade é uma forma de nossa vida não passar em branco. De outra forma, do que adianta conquistar, ganhar, viver coisas lindas, ver lindas paisagens, ler ótimos livros?

Amigo é tão importante que pai pode ser amigo, mãe pode ser amiga, marido e mulher podem ser os melhores amigos. É uma responsabilidade tão especial que é separado de todos. O ciclo das experiências mais importantes de nossa vida se fecha na amizade. A linha de chegada.

Não, não! A linha de partida também. Afinal, quantas vezes não começamos algo importante porque um amigo nos incentivou, porque um amigo foi lá e deu o primeiro passo, porque um amigo falou a palavra certa.

Pois é, neste Dia do Amigo, você certamente tem o que comemorar. E nós desejamos que você tenha tudo isso que contamos acima registrado em fotos.

Com o passar do tempo, suas fotos serão a maior prova do quanto você viveu de verdade, com vontade, tudo o que você tinha para viver. E ao lado de seus… amigos.

Dia da Sogra: Celebre o dia com a mãe do seu Amor

Muita gente faz piada sobre ela, é verdade. Mas é verdade também que uma sogra pode ser uma “segunda mãe” muito especial. Para comemorar o Dia da Sogra, hoje, dia 28 de abril, dedicamos um post especial sobre essa mulher que, afinal, é a grande responsável pelo amor de nossas vidas.

Podemos dizer que sogra é a parente que mais sofre bullying na família? Mesmo as sogras boas? Há várias boas piadas sobre o assunto – umas mais politicamente incorretas que outras – e alguns possíveis motivos de a mesma mulher poder ser dois tipos de mulher ao mesmo tempo.

Comemore o dia da Sogra

Para celebrar o Dia da Sogra, vamos contar desde curiosidades a dicas de filmes divertidos sobre esse grande personagem de família. Por exemplo, você sabia que sogra em inglês é mother-in-law? Ou seja, “mãe em lei”. Não existe na palavra o laço de afeto, mas um laço legal. Em alemão – nossa! – é schwiegermutter.

Há algumas expressões envolvendo o nome “sogra” como – você deve saber – “a casa da sogra”, que se supõe que pode tudo na casa. Há também o doce “língua de sogra”, que é um doce grandinho. HAHAHA.

Esse doce foi inventado em Portugal. Mas, olha, todo mundo ama tanto “olho de sogra” que em Portugal há também “beijo da sogra” e o “pudim da sogra”. Se a sua sogra cozinha bem, aliás, que sorte a sua, hein! Jantares e almoços devem ser deliciosos.

Nas mesmas festinhas que pode haver esses doces, pode ter também aquele brinquedinho de papel, a “língua de sogra”? É bullying ou não é? HAHAHA..

língua de sogra
Imagem: Diet Coaches

Literatura

Se repararmos nas novelas, sempre há uma sogra caricata. Aquela que faz de tudo pelo filho e nem sempre ajuda a nora. Na literatura isso também acontece. Em “Dom Casmurro”, romance de Machado de Assis, a mãe de Bentinho foi osso duro de roer para Capitu.

Notamos uma sogra também bastante “atuante” em “Emma Bovary”, obra de 1857, romance clássico do escritor francês Gustave Flaubert.

Agora, olha só! O escritor brasileiro Aluísio Azevedo chegou até a escrever uma obra sobre o assunto: “Livro de uma sogra”, de 1895. Mas será que toda sogra é megera, desalmada e execrável? É claro que não.

Como líder da família, mesmo que o marido seja atuante, a sogra enquanto mãe é protetora e sabe que a paixão representa perigo. É por isso que suas formas de proteger a cria podem até ser exageradas. Alguém precisa colocar ordem na casa, certo?

Celebre o dia com a Sogra

Como uma mãe doce e protetora pode se transformar em uma sogra chata e ruim? As rusguinhas que podem surgir vem de uma sensação natural de rejeição e troca, o que pode significar – ainda que não conscientemente – humilhação e sofrimento. Há um abismo de distância entre o significado de uma (mãe) comparado ao significado da outra (sogra). E muitas vezes a mudança acontece em um espaço de tempo bastante curto.

Mas isso é assunto por demais complicado, não é? Se a sua sogra é uma “segunda mãe” como falamos acima, acreditamos que você tem apenas que comemorar, tirar muitas fotos em família.

Filmes

Para encerrar, olha só os filmes que você pode assistir com a família, para dar risadas e comemorar o Dia da Sogra:

“Alguém tem que ceder” com Jack Nicholson e Diane Keaton, que é muito, muito bom! “Terapia de amor”, um clássico no que se refere à relação sogra-nora, esse é com as maravilhosas Meryl steep e Uma Thurman. Já “A sogra” é com Jane Fonda e Jennifer Lopez.

Aproveite a reunião familiar e tire muitas fotos, viu?

Páscoa: a Lenda, a História e o Chocolate

E aí, está de ressaca da Páscoa? Ressaca de chocolate, de comidas deliciosas da mamãe, da vovó? Nós amamos Páscoa! Independente dos significados religiosos, que respeitamos todos eles, é uma data que reúne a família e os amigos. E isso é sempre ótimo! Essas datas rendem fotos maravilhosas, né?

Estávamos pensando aqui, você sabe de qual toca surgiu o coelhinho da Páscoa? Porque, se pensarmos bem, ele é uma presença tão forte nas propagandas de Páscoa – até mesmo comemorações – que muitas vezes aparece mais do que o próprio Jesus Cristo. Ficamos curiosos e fomos atrás para saber.

O coelho é símbolo de fertilidade. É um bichinho que se reproduz muito, muito rapidamente. Então, como os povos antigos valorizavam demais esse “poder”, principalmente porque o índice de mortalidade naqueles tempos era altíssimo, a fertilidade passou a ser celebrada e a figura do coelho usada como símbolo desse poder de gerar vida.

Páscoa com Presentes e Fotos

Como o coelho se misturou com os símbolos religiosos? Bom, sabe que festa é aquela coisa, né? Todo mundo junto e misturado. O coelho foi um elemento usado para popularizar a festa, simbolizando sempre a Vida e a renovação da vida. Só que ele também assumiu outro papel: o de “substituto” do cordeiro, que era usado como alimento.

E os ovos de Páscoa?

São muitas as lendas, mas um ponto em comum entre elas é que ovos de galinha eram pintados à mão, isso a partir do século XVIII, e muitas famílias os escondiam para que as crianças brincassem de procurá-los. Daí para os ovos de chocolate foi um pulo!

Como chegamos aos ovos de chocolate?

Bom, foi na França, também no século XVIII, quando confeiteiros franceses inventaram (somos muito gratos, aliás) de fazer ovos com chocolate. Essa delícia que nos fez estar de ressaca hoje, foi a bebida preferida dos deuses maias em seu surgimento. De tão desejado, virou moeda para os astecas. Quem nunca negociou com chocolate? Em 1873 surge o primeiro Ovo de Páscoa.

Olha, já tem mais de 1 século que vivemos das delícias da Páscoa. Hoje, esse manjar que nos deixa de ressaca.

Ah, o chocolate chega ao Brasil pela primeira vez em 1891, no Rio Grande do Sul, com a fábrica Neugebauer, fundada por imigrantes alemães. <3

Dia Internacional do Café: Conheça sua História

Para celebrar o Dia Internacional do Café, vamos contar algumas curiosidades dessa bebida que tem um cheirinho, huuuuuuu, delicioso!

Quem é capaz de abrir mão de um delicioso cafezinho? Depois do almoço, conversando com amigos, lendo um livro envolvente. Tomar café é um hábito cultural e para muitas pessoas um hábito sagrado.

Se você é viciado em café e livros, você pode ser um “coffee geek” ou um “coffee lover”. Seja como for, vamos às curiosidades. O importante é celebrar o Dia Internacional do Café.

fotos com café para o dia internacional do café

A história do Café

Se você mora em São Paulo, saiba que sua cidade deve muito de seu desenvolvimento no início do século XX ao nosso amado café. Tanto que ele já foi chamado de “ouro negro”.

Em São Paulo, especificamente no centro, há antigos edifícios que homenageiam o café. Eles foram construídos com o dinheiro da cafeicultura e tem elementos decorativos que remetem ao café. Os prédios são: o Guinle, de 1913, quando foi construído era o maior prédio da cidade, nele há ramos e folhagens de café. O outro prédio é aquele lindo, o Centro Cultural Banco do Brasil.

Edifício Guinle
Edifício Guinle
Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

O café como conhecemos hoje foi registrado no ano de 1480 e a primeira cafeteria, não sabemos se da mesma maneira como entendemos hoje e se é verdade, foi aberta em Constantinopla em 1495, no Império Otomano.

Poucos mais de um século, desde 1727, o Brasil já se tornaria o maior exportador de café. E sabe uma coisa que talvez você nem imagine? Sabe o Santos Dumont? O que inventou o avião? O pai dele foi o primeiro “Rei do Café”. Consta, inclusive, que as experiências de Santos Dumont com o icônico 14Bis foram pagas pelo grão sagrado.

E você já reparou como café combina com fotografia? Seja na xícara, na caneca ou naqueles copos grandes com tampa, o tipo que a gente toma andando na rua, tirar fotos com amigos em um café ou tirando fotos do café com o nosso bichinho de estimação, enfim, com o nosso amor. Café combina com tudo, assim como foto.

Celebre o Dia Internacional do Cáfé, faça muitos cliques!

Decidi me casar: e agora?

Você sempre quis um casamento dos sonhos e agora que está noiva percebe quantas coisas você precisa organizar para o grande dia, certo? Decidi me casar e agora?

Fique tranquila! Aqui nesse post você confere como riscar alguns itens da sua lista e ganhar tempo!

Decidi me casar e agora o que fazer?

Convite para os padrinhos

Você já convidou os padrinhos? Uma maneira divertida de convidá-lo é personalizando uma caneca com a foto de vocês – ou desenho, caricatura – e colocando a frase: “Quer ser minha madrinha?” ou “Quer seu o meu padrinho?” Fica lindo e emociona de verdade! Seus amigos vão guardar a caneca com muuuuuito carinho.

Canecas_Personalizadas_Temas

Antes do casamento

Se você quer que o seu dia fique na memória de todos os seus convidados, que tal personalizar o convite do seu jeito? Sabia que você mesma pode fazer os convites de maneira fácil e rápida? Vai pensando naquela foto linda de vocês dois…

Pronto! Escolheu a foto? Agora dê uma olhada em nosso site! Conheça os vários modelos de convites que estão esperando por você.

Bom, agora fica mais fácil pensar no restante do evento.

O Grande Dia

Depois de muito tempo, chegou o grande dia: você vai se casar. Por ser um dia mais do que especial, não seria legal que seus convidados te deixassem uma mensagem para você guardar para sempre?

Você pode fazer um Fotolivro com uma foto linda de vocês dois na capa e deixar as páginas personalizadas para seus amigos escreverem.  Você pode até colocar umas fotos de vocês, mas pequenas, para inspirar seus amigos nos votos de felicidade. <3

Fotolivro_ Slim_Panorâmico

Lembranças para o casal

O dia tão esperado passou e você está casada, mas isso não significa que você não possa criar novas lembranças do recente e apaixonado casal, né? Que tal tomar o café da manhã com uma caneca estilizada com a foto de vocês? Ou ainda criar um painel de alumínio com a foto do grande beijo do casamento?

Ah, e se quiser dar lembrancinhas para os convidados, ímãs são perfeitos para guardar de lembrança. É um ótimo jeito de agradecer os presentes, por exemplo.

Desse jeito, ninguém vai esquecer o seu grande dia!

Dia da Mentira: Da Origem a Fatos Curiosos

Nem tudo o que parece é. O que se lê, o que se vê e o que se ouve, principalmente. A mentira está o tempo todo ao redor, como sombra. Tanto os nossos sentidos podem nos enganar, como propositadamente as pessoas podem nos enganar. Para comemorar o Dia da Mentira, vamos contar um pouco de sua história, os fatos mentirosos mais conhecidos do mundo e o que alguns pensadores pensam da mentira – será ela tão ruim assim?

História do Dia da Mentira

Conhecido também como o Dia dos Bobos, esta data é “celebrada” desde o século XVI, na França, tempos do rei Carlos IX. Naquela época, o Ano Novo era comemorado por sete dias, do dia 25 de março a 1º de abril.

Com a adoção do Calendário Gregoriano, que é o que usamos até hoje, o Ano Novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro. Muitas pessoas, contudo, não aceitaram a mudança. Então, passaram a ser ridicularizadas, com brincadeiras como as que fazemos hoje. Leves mentiras, sabe?

Os fatos mentirosos mais conhecidos no mundo

Atentado às Torres Gêmeas

Lembra quando aconteceu, em 2001, nos Estados Unidos, o ataque às Torres Gêmeas (World Trade Center)? Uma foto de um turista viralizou (veja foto abaixo) porque mostrava o avião próximo ao prédio. A foto, porém, é falsa. O avião que aparece na imagem não é nem do mesmo modelo do usado no atentado. A foto também supõe que era inverno ou outono, quando não, já estava calor.

dia da mentira - 11 de setembro

Cala a Boca Galvão

Fatalmente, você conhece essa expressão. Em época de Copa do Mundo, então, é o que mais se fala. A brincadeira que os telespectadores fizeram com o narrador esportivo Galvão Bueno, da TV Globo, em 2010 nunca mais foi esquecida e ainda ganhou o mundo, só que com outro significado.

Imagine que a Copa do Mundo é transmita para o mundo inteiro. Óbvio! Então, imagine a reação do mundo quando via os cartazes dos torcedores escritos “Cala a boca, Galvão!”. Eles não entendiam nada. Sabe como é “piada interna”, né? Alguém, então, tentando entender o que foi para no trending topics mundiais do Twitter, ligou a brincadeira com uma campanha para salvar pássaros brasileiros, que são os “Galvão Birds”. Foi feito até um vídeo! Olha só:

É claro que tem muitas histórias falsas que, às vezes, prejudicam gravemente a vida dos envolvidos. Por isso a mentira pode passar de uma simples brincadeira a algo realmente sério, grave e irreversível.

Outro olhar sobre o Dia da Mentira

Há mentiras aceitáveis e mentiras inaceitáveis? Quando uma mentira pode ser salvadora? As relações sobreviveriam se falássemos sempre a verdade? O Dia da Mentira é todo dia?

A linguagem exerce um efeito sobre nós que é capaz de nos enganar. Seja sobre nós mesmos ou sobre os outros. E, mais! Podemos falar sempre a verdade, a nossa verdade?

É quando alguém pergunta se está magro, quando não está, e você sabe que se falar a verdade desestimulará a pessoa a continuar tentando emagrecer. É quando alguém diz que está com saudade e, mesmo você não estando com saudade dessa pessoa, você responde: “eu também!”.

Agora, quando algo passa a ter muito significado para nós? Quando sentimos que é de verdade. A verdade é tão importante para nós que não hesitamos em guardar com carinho lembranças, histórias, pessoas, seja o que for que nos ligue à ideia de algo real, impossível de ser uma mentira.

Você não tem aquela foto que ama de paixão porque ela revela uma verdade? Momentos que você viveu e sabe que ninguém é capaz de refutar? Fotografias podem mentir, é claro. As cenas podem ser montadas. Mas as fotografias que falam a verdade são aquelas que guardamos com muito, muito cuidado. Como tudo o mais que revela verdade sobre nós ou nossa história.

Faz sentido para você?

Presentes de Páscoa com Fotos: alternativa aos ovos de chocolate

Páscoa_Presentes_Fotos_01

Oies, vocês estão beeeeem? Acordamos felizes e cheios de vontade de comer chocolate. E vocês?

Mas, andando por aí e vendo os preços dos ovos, noooooooossa. Sabe que até adoramos a brincadeira do “Meu Ovo, Minha Vida”? Não estão achando um absurdo os preços dos Ovos de Páscoa?

Bom, temos falado aqui sobre uma alternativa aos Ovos de Páscoa, né? Como entendemos que a Páscoa tem mais significados, que é família, é estar junto de quem se ama, temos sugerido inovar nos presentes de Páscoa e surpreender muito mais. Um Fotolivro, por exemplo, é algo muito mais tocante.

Presentes de Páscoa com Fotos é uma ótima Alternativa

Se você está amadurecendo a ideia de não dar ovos de chocolate esse ano, confira nossas sugestões de presentes de Páscoa. Temos dos mais simples como Canecas e Cartões com as Fotos preferidas aos mais sofisticados, os Fotolivros, seja o Plus, o Classic e o lindo 180° Slim.

Presentes de Páscoa com Fotos

Tenham certeza, esses presentes de Páscoa vão durar mais do que algumas horas de prazer e vão ficar na memória. Presentes com Fotos carregam um toque de carinho, para acompanhar o tão desejado chocolate.

Você pode também personalizar Capas de Smartphone, Agendas e Bloco de Notas, Ímãs e outros artigos de decoração como Alumínio de Mesa, Quadros, Canvas, Painel de Parede, Pôster. A seleção de presentes de Páscoa é enorme e todas são ótimas. Vale a pena conferir um a um. Como tínhamos falado, a nossa equipe de criação desenvolveu um tema todo especial de Páscoa, principalmente para presentear as crianças, que aparecem com orelhinhas, como fofos coelhinhos.

Se ainda achar que precisa ter chocolate nos seus presentes de Páscoa, vocês podem colocar em uma Caneca personalizada os ovinhos de chocolate e embrulhar de maneira super descolada e linda.

Acreditamos que vai valer muito a pena mudar um pouco o “hábito” este ano e investir em algo que pode durar para sempre.

Dia da Mulher e sua História no Brasil e no Mundo

Parabéns, mulheres! Hoje é o dia de vocês. Que vocês recebam muitas homenagens no trabalho, em casa e nas ruas! E não só hoje, mas todos os dias. O Dia da Mulher vem sendo celebrado cada vez mais e por isso mesmo é importante lembrar porque esta data foi instituída.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

As histórias são várias. Principalmente porque são vários os fatos que levaram à data. Ou ao “aprimoramento” da data. E esses fatos vêm ocorrendo desde o fim do século XIX, com os movimentos operários liderados por mulheres que passaram a reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais justos, além do fim do trabalho infantil.

Já no começo do século XX, precisamente em 1909, um grupo de mulheres americanas, chamadas de Mulheres Socialistas, comemoraram o Dia Nacional da Mulher. A data do Dia da Mulher, contudo, não era 8 de março, mas 28 de fevereiro.

Quem oficializou a data 8 de março como o Dia Internacional da Mulher foi a ONU, em 1975. Antes disso, o nome foi mudando algumas vezes.

O episódio mais marcante, porém, que envolve o Dia da Mulher foi o incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist de Nova York, em 25 de março de 1911. Estima-se que morreram carbonizadas cerca de 130 operárias, mas o número não é preciso.

Para entender um pouco mais as conquistas que envolvem o Dia da Mulher, um ótimo filme é “As Sufragistas”. Estrelado Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, o longa mostra também como era a sociedade americana nos anos 1920, 1930. Veja o trailer!

Dia da Mulher no Brasil

Já no Brasil, alguns fatos marcam as conquistas do movimento feminista e que acaba por endossar a história do Dia da Mulher, como veremos abaixo.

  • Em 1827, passa a ser permitido que mulheres frequentem escolas. A educação formal das mulheres era até então proibida.
  • Em 1879, outro avanço na educação. Mulheres são autorizadas a frequentar universidades, embora ainda não fosse bem visto pela sociedade.
  • Em 1885, temos a primeira artista mulher conquistando o topo: a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga. Ela foi a primeira mulher a estar à frente de uma orquestra. Chiquinha foi autora da primeira marchinha de Carnaval: “Ô Abre Alas”.
  • Apenas 2 anos depois, em 1887, formou-se a primeira médica: Rita Lobato Velho.
  • Como as sufragistas, em 1917, a professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910, lidera uma passeata exigindo o direito ao voto.
  • Mas só em 1927 o governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, conquista o direito ao voto para as mulheres.
  • A primeira prefeita da história do Brasil foi Alzira Soriano de Souza, no município de Lages, Rio Grande do Norte.
  • 1932: foi na Era Vargas que as mulheres finalmente passaram a votar.
  • Também em 1932, a primeira atleta a participar de uma Olimpíada foi a nadadora Maria Lenk, de 17 anos.
  • A fim de combater à violência contra a mulher, em 1980 surgiram os primeiros centros de autodefesa.
  • A primeira delegacia da mulher surge em 1985.
  • A primeira senadora do Brasil foi Júnia Marise, eleita em 1990.
  • A primeira ministra foi Zélia Cardoso de Mello, também em 1990.
  • A primeira governadora foi Roseana Sarney, eleita em 1994.
  • A primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi eleita em 2010.

Feliz Dia da Mulher

Comemorar uma data como o Dia da Mulher é relembrar as conquistas, sim – e o mundo nunca foi tão aberto às mulheres como o é hoje – mas também é estar consciente de que há muito que evoluir, principalmente no campo da violência doméstica e da sexualidade.

Feliz Dia da Mulher para você que desempenha tantos papéis para “dar conta de tudo”. Que neste dia você se sinta forte, guerreira e, sim, muito capaz.