Dia da Mentira: Da Origem a Fatos Curiosos

Dia da Mentira: Da Origem a Fatos Curiosos

Nem tudo o que parece é. O que se lê, o que se vê e o que se ouve, principalmente. A mentira está o tempo todo ao redor, como sombra. Tanto os nossos sentidos podem nos enganar, como propositadamente as pessoas podem nos enganar. Para comemorar o Dia da Mentira, vamos contar um pouco de sua história, os fatos mentirosos mais conhecidos do mundo e o que alguns pensadores pensam da mentira – será ela tão ruim assim?

História do Dia da Mentira

Conhecido também como o Dia dos Bobos, esta data é “celebrada” desde o século XVI, na França, tempos do rei Carlos IX. Naquela época, o Ano Novo era comemorado por sete dias, do dia 25 de março a 1º de abril.

Com a adoção do Calendário Gregoriano, que é o que usamos até hoje, o Ano Novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro. Muitas pessoas, contudo, não aceitaram a mudança. Então, passaram a ser ridicularizadas, com brincadeiras como as que fazemos hoje. Leves mentiras, sabe?

Os fatos mentirosos mais conhecidos no mundo

Atentado às Torres Gêmeas

Lembra quando aconteceu, em 2001, nos Estados Unidos, o ataque às Torres Gêmeas (World Trade Center)? Uma foto de um turista viralizou (veja foto abaixo) porque mostrava o avião próximo ao prédio. A foto, porém, é falsa. O avião que aparece na imagem não é nem do mesmo modelo do usado no atentado. A foto também supõe que era inverno ou outono, quando não, já estava calor.

dia da mentira - 11 de setembro

Cala a Boca Galvão

Fatalmente, você conhece essa expressão. Em época de Copa do Mundo, então, é o que mais se fala. A brincadeira que os telespectadores fizeram com o narrador esportivo Galvão Bueno, da TV Globo, em 2010 nunca mais foi esquecida e ainda ganhou o mundo, só que com outro significado.

Imagine que a Copa do Mundo é transmita para o mundo inteiro. Óbvio! Então, imagine a reação do mundo quando via os cartazes dos torcedores escritos “Cala a boca, Galvão!”. Eles não entendiam nada. Sabe como é “piada interna”, né? Alguém, então, tentando entender o que foi para no trending topics mundiais do Twitter, ligou a brincadeira com uma campanha para salvar pássaros brasileiros, que são os “Galvão Birds”. Foi feito até um vídeo! Olha só:

É claro que tem muitas histórias falsas que, às vezes, prejudicam gravemente a vida dos envolvidos. Por isso a mentira pode passar de uma simples brincadeira a algo realmente sério, grave e irreversível.

Outro olhar sobre o Dia da Mentira

Há mentiras aceitáveis e mentiras inaceitáveis? Quando uma mentira pode ser salvadora? As relações sobreviveriam se falássemos sempre a verdade? O Dia da Mentira é todo dia?

A linguagem exerce um efeito sobre nós que é capaz de nos enganar. Seja sobre nós mesmos ou sobre os outros. E, mais! Podemos falar sempre a verdade, a nossa verdade?

É quando alguém pergunta se está magro, quando não está, e você sabe que se falar a verdade desestimulará a pessoa a continuar tentando emagrecer. É quando alguém diz que está com saudade e, mesmo você não estando com saudade dessa pessoa, você responde: “eu também!”.

Agora, quando algo passa a ter muito significado para nós? Quando sentimos que é de verdade. A verdade é tão importante para nós que não hesitamos em guardar com carinho lembranças, histórias, pessoas, seja o que for que nos ligue à ideia de algo real, impossível de ser uma mentira.

Você não tem aquela foto que ama de paixão porque ela revela uma verdade? Momentos que você viveu e sabe que ninguém é capaz de refutar? Fotografias podem mentir, é claro. As cenas podem ser montadas. Mas as fotografias que falam a verdade são aquelas que guardamos com muito, muito cuidado. Como tudo o mais que revela verdade sobre nós ou nossa história.

Faz sentido para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo