Foto Preto e Branco: Sensibilidade e Emoções

Foto Preto e Branco: Sensibilidade e Emoções

Foto preto e branco tem algo tão especial, né? É elegante, transmite mais sensibilidade, além de emoções mais sutis.

Não que foto colorida seja um problema, mas as cores distraem nossos olhos e nem sempre percebemos a expressão dos sentimentos contida em determinada imagem.

A verdade é que uma mesma fotografia provoca emoções distintas estando colorida ou em p&b. Escolher entre uma opção ou outra pode mudar significativamente o que você deseja transmitir.

A fotografia p&b – justamente por ser contrária ao que vemos na realidade – parece ser mais “mágica”, misteriosa e por vezes até dramática.

Talvez seja por isso mesmo que ela nunca sai de moda. É clássica, atemporal, infalível! E quase sempre vai parecer mais forte, mais impactante.

Hoje vamos dar dicas de como tirar fotos em preto e branco incríveis. O dia que você pensar em inovar nos seus cliques, aposte nas fotos p&b.

Dicas para Foto Preto e Branco

Primeira dica e – consideramos – a mais importante de todas: fotografe já em preto e branco. Não tire as fotos no modo colorido e depois as transforme em p&b. Faça direto em p&b!

Por quê?

Porque isso vai ajudá-lo a perceber as nuances de cinza, as sombras e as luzes, treinar o olhar para a beleza da fotografia p&b. Estamos acostumados a fotografar em colorido – além de enxergarmos em colorido, – por isso não percebemos a riqueza das nuances.

Outra dica é exagerar nos tons mais claros. A foto fica muito mais expressiva. O mesmo vale para o contrário: exagerar nos tons escuros. Você pode aprender mais em nosso artigo sobre a técnica High Key e Low Key.

Fotos magníficas em preto e branco podem ser feitas usando o mínimo de cenário. Ou seja, no melhor estilo minimalista. Se for possível, faça o contraste. Quando o objeto for escuro, procure um fundo claro; quando for claro, use fundo escuro.

Valorize também linhas, formas geométricas, grafismos. Alguns tecidos também valorizam demais a fotografia em preto e branco: rendas, sedas e transparências.

E, por fim, aproveite os dias chuvosos e nublados para fazer tais fotos. A escala de cinza é bem maior, o que tornará suas fotos ainda mais belas. E naturalmente belas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo