Fotografia HDR: Máximo de Detalhes nas suas Fotos

Fotografia HDR: Máximo de Detalhes nas suas Fotos

Já reparou que às vezes no visor do seu celular, quando você está tirando fotos, aparece a sigla “HDR”? Você sabe o que isso significa? A sigla HDR significa “High Dinamic Range”. Ou seja, a fotografia HDR é capturada com o máximo de detalhes, tanto nas sombras quanto na luz. Difícil?

Para fazer bom uso da fotografia HDR, vamos dar algumas dicas e também alguns alertas, porque pode não ser tão simples assim se, claro, você não estiver bem atento. Vamos lá!

Dicas para fazer bom uso da Fotografia HDR

Para você ter uma foto HDR é preciso que você tire pelo menos três fotos com exposições diferentes da mesma cena. Como assim? Vamos mostrar. É importantíssimo que você entenda que tem que ser a mesma cena, viu? Por isso o uso de tripé é muito útil. Se houver qualquer variação na captura da imagem, na hora de sobrepor as imagens o resultado pode ser bem estranho.

Depois de capturar 3 ou mais imagens da mesma cena, é hora de sentar diante de um computador para “tratar” as imagens.Fotografia HDR: máximo de detalhes

Para tal, você vai precisar de um aplicativo ou software, como os Photomatix ou Photoshop, por exemplo. Você vai juntar as exposições uma sobre as outras. Olha só como funciona:

Se analisarmos bem a importância do HDR, ou a necessidade de fazer uma foto HDR, é que esse “high dynamic range” permite maior quantidade de luz. Assim sendo, diferentes “intensidades” de luz. Se conseguir luz diferente em cada captura, na hora que juntá-las, o resultado pode ser mesmo estonteante.

Qual é a mágica do HDR?

Bom, se compararmos, por exemplo, com nossos próprios olhos, verificamos que uma câmera fica muito, muito aquém na captura de todos os detalhes e todas as cores. Nossos olhos são infinitamente mais “poderosos”. Neste sentido, o HDR ajuda a formar a imagem mais próxima do que nossos olhos são capazes de perceber.

Vale a pena experimentar a técnica, e treinar bastante, para saber como fazer uma foto HDR. Vale a pena principalmente se o cenário que deseja capturar for muito bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo