Golden Hour: A magia das fotos no nascer e pôr do sol

Golden Hour: A magia das fotos no nascer e pôr do sol

Hora mágica ou golden hour, que nome para uma técnica de fotografia! Esse nome nos leva a algo prazeroso, que nos causa boas sensações, né? Tratando de fotografia, nem parece que pode ser melhor ainda do que já é, essa arte capaz de nos despertar tantos sentimentos…

Bom, mas vamos parar de divagar e vamos explicar o que é a hora mágica e as “magias” que ela pode fazer com suas fotografias.

Golden Hour no Nascer e no Pôr do Sol

Do inglês “golden hour” – hora dourada – é o período de cerca de 15 minutos que acontece antes do total amanhecer e 15 minutos antes do total pôr do sol. É quando a iluminação fica suave e dourada. Isso acontecer porque fisicamente o sol está mais longe.

Está explicado porque às vezes o Instagram se transforma em um mar de sóis? Mas é irresistível mesmo, né? Nós entendemos.

Aliás, todo mundo que ama foto entende. Fotógrafos profissionais ou amadores, ou você por aí com o seu celular, sem muita pretensão. Não importa. O que interessa é conseguir fazer a mais linda foto.

Aproveite-se então da suavidade da luz. Podemos chamá-la também de luz difusa, que já tratamos neste artigo. É essa suavidade que deixa a pele diferente, por exemplo. Por isso retratos costumam ficar ótimos ou mesmo ensaios mais delicados. Agora, tome cuidado com os contrastes. Ou aproveite para fazer fotos propositadamente.

Uma dica valiosa para fazer belas fotos na hora do por do sol ou do nascer do sol é não usar muita abertura, para não perder profundidade de campo. Cuidando desse ponto, você aproveitará outro ponto, que é a magia das cores. Se você já reparou, os tons seguem uma escala: das nuances do dourado aos de laranja, vermelho e rosa.

Agora atenção às dicas rápidas para fazer lindas fotos na golden hour:

  • Planeje seus horários;
  • Saiba exatamente que lado o sol nasce e que lado ele se põe;
  • Chegue mais cedo para se posicionar e ir testando a câmera e os ângulos;
  • Se quiser, aproveite-se da técnica Flare;

Pronto! Agora é só se programar e aproveitar para inundar o Instagram e o Facebook com belos cliques. E, claro, não se esqueça de revelar as fotos mais emocionantes por que elas merecem ser para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo