ISO: Regulando a Sensibilidade à Luz do Ambiente

ISO: Regulando a Sensibilidade à Luz do Ambiente

Hoje vamos falar de algo bem básico da fotografia, mas extremamente importante: o ISO, ou sensibilidade ISO.

Entender deste assunto é tão importante quanto entender da abertura e velocidade do obturador.

O que é ISO?

Vem da sigla International Standards Organization. E o que significa? Ele indica a sensibilidade do sensor da sua câmera à luz do ambiente. Na prática, é bem simples:

Maior número = Maior sensibilidade para perceber luz.

Menor número = Menor sensibilidade para perceber luz.

Quem fotografa há mais tempo, lembra que o nome usado era ASA. Isso para as câmeras analógicas. Antes, não era possível trocar o ISO a cada foto, como hoje, com as câmeras digitais. Se um fotógrafo começava o filme com um tipo, ele tinha que ir até o fim. Seja o filme de 12, 24 ou 36 poses.

Hoje, cada vez que um fotógrafo aumenta o ISO, o sensor dobra sua capacidade de sentir a luz. As escalas são as seguintes: 100, 200, 400, 800, 1600, 3200 e por aí vai.

Guia de sensibilidade do ISO na câmera fotográfica É impossível fotografar sem o ISO. Hoje, todas as câmeras informam qual está sendo usado, então, é só ajustar caso queira a foto de outro jeito. Importante dizer que quanto maior for o ISO, mais risco você corre de comprometer a qualidade da foto. Há o risco de deixar a imagem “granulada”. Ou seja, se o dia estiver bonito, com luz boa, não o aumente.

Logo, quando o ambiente estiver muito escuro, aumente-o. Há outros recursos, é claro, como usar o flash ou aumentar a abertura, mas você pode combinar esses três recursos.

Como escolher o melhor?

As câmeras fotográficas costumam oferecer de 100 a até 1600. Quanto mais recente, porém, o espectro é maior.

Então, recapitulando:

ISO, abertura e velocidade são os assuntos que você deve dominar. Nada menos do que isso. Os três mais importantes recursos da fotografia são os que vão garantir fotos lindas.

Anime-se depois para fazer um Fotolivro autoral com suas fotos. Vale a pena guardar seus cliques para sempre. Os mais lindos você ainda pode transformar em um elegante Canvas. Fica a dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo