Foto no estilo Light Painting

Light Painting: Um estilo para usar em suas fotos

Sempre que aparece uma novidade, damos um jeitinho de vir correndo contar para você. Hoje, queremos falar de uma “moda” nova, uma tendência na fotografia. É o Light Painting. Já ouviu falar ou leu por aí?

O que é Light Painting

Light Painting é uma técnica de fotografia que mescla a imagem a ser captada com um “desenho” de luzes. As fotos Light Painting são sempre meio fantásticas, encantadoras, com um quê de lúdico. Vamos explicar direitinho…

No Light Painting, tanto a luz pode ser o “protagonista” da imagem quanto apenas um elemento para deixar a foto mais bonita. Seja como for, o processo é o mesmo. O que mais se vê, porém, principalmente nos trabalhos de fotógrafos autorais, é a luz, ou as luzes, sendo o foco.

Foto no estilo Light Painting

Quando tiramos uma foto, a câmera captura toda a luz do ambiente que estamos fotografando. Na técnica Light Painting, esse tempo de captura da luz pode ir de segundos até horas. Essa exposição longa normalmente acontece quando um ambiente é muito escuro. Então, neste mesmo ambiente, são colocadas lanternas ou lâmpadas diversas, de preferência coloridas, e os tais “desenhos” são criados. O Light Painting pode produzir tanto imagens abstratas, que passam a sensação de movimento, quanto algo estático, pensado como “escultura”.

Como fazer fotos no estilo Light Painting

Para fazer fotos no estilo Light Painting, você precisa de alguns equipamentos básicos (ou de alguma criatividade para “improvisar”). Seria preciso, então:

  • Tripé;
  • Flash;
  • Lâmpadas ou lanternas de led;
  • Disparador remoto;
  • Rádio (que pode ser substituído pelo flash popup da própria câmera).

Se não for possível investir em um tripé, tente usar uma mesa ou muro, ou qualquer lugar que possa apoiar sua câmera com segurança. Um dos segredos para o bom resultado da fotografia Light Painting é não tremer a câmera nadica de nada. Sendo assim, se for possível, use um controle remoto para clicar.

Um bom flash para usar na fotografia Light Painting é o TTL, além do Led 160, ambos não são caros. Já os disparadores remotos são fáceis de encontrar e não custam caro também, embora as câmeras já tenham, caso não possa comprar.

Foto no estilo Light Painting

Para fazer uma foto no estilo Light Painting, basta soltar a criatividade e reunir todo o tipo de luz necessária para a sua criação. Pode ser com lâmpadas mais trabalhadas, ou até criadas para esse fim, ou a junção de materiais que tenham luz como: refletores de jardins, abajures, lanternas, leds, velas de todos os tipos e tamanhos, lasers, fogo (cuidado, é claro). Para uma captação mais apropriada, use sensibilidade (ISO) com valores mais baixos (50 ou 100).

Fotos caseiras em Light Painting

Bom, tudo isso parece muito legal, mas meio irreal para você? Como fazer isso com uma câmera simples ou mesmo pelo celular? Claro, uma técnica tão sofisticada assim não tem como ser replicada com o mesmo rigor em um celular. Mas por que não brincar com a ideia de fazer fotos caseiras em “Light Painting”?

Você pode usar e abusar de lanternas, abajures e luzes diversas para fotografar. Por exemplo, iluminar o corpo de uma pessoa, do seu pet, ou soltar a criatividade andando pela cidade, captando pontos de luz.

Um dos maiores especialistas em fotografia Light Painting é o finlandês Hannu Huhtamo. Sua arte – não poderia ser diferente – foi desenvolvida e aprimorada no período em que o Sol não nasce na Finlândia, algo em torno de 50 dias. Huhtamo costuma esboçar o que pretende criar e seus locais preferidos são prédios abandonados e florestas. Sem dúvida alguma é uma forma de lidar com a ausência de luz do Sol, o que pode levar muita gente a períodos de depressão ou melancolia. O finlandês é muito caprichoso na hora do clique, principalmente porque se recusa a usar o Photoshop, mesmo para retoques.

Inspire-se nessas ideias e faça fotos diferentes!

Light Painting: Um estilo para usar em suas fotos
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *