Macrofotografia: Conheça esse estilo de Fotografia

Macrofotografia: Conheça esse estilo de Fotografia

Você já ouviu falar em macrofotografia?

Se nunca ouviu falar, certamente já viu alguma imagem que caracteriza a macrofotografia. Vamos explicar o que é e como as imagens são capturadas.

Macrofotografia - Detalhe do Detalhe

O que é Macrofotografia?

A macrofotografia é a fotografia de pequenos bichinhos ou detalhe do detalhe, aquilo que a olho nu passaria, talvez, despercebido. Então, esse detalhe é fotografado em seu tamanho natural – e não proporcional ao fotógrafo. Algumas imagens são ainda levemente aumentadas, mas o comum mesmo é a aproximação da câmera – o que não quer dizer necessariamente que basta aproximar a câmera do objeto para se fazer macrofotografia – ou o uso de acessórios específicos para esse tipo de fotografia.

O impacto visual desse estilo é sempre muito tocante porque revela belezas da natureza que não temos possibilidade, ou capacidade, de contemplar.

Para capturar imagens macro é preciso fazer uma conta rápida e simples, que consiste em dividir o tamanho do assunto no filme pelo tamanho original do assunto. Para calcular isso é importante saber a medida do fotografa da sua câmera.

Macrofotografia - Detalhe do Detalhe

Na macrofotografia, uma imagem pode ser aumentada em até 10 vezes o seu tamanho natural. Talvez você não saiba, mas uma câmera simples, ou dessas que se encontra facilmente, são capazes de realizar uma sessão que se aproxima da macrofotografia. Importante deixar claro: não basta apenas se aproximar do objeto para considerar a sua foto macrofotografia. Mas, é claro, você pode conseguir cliques ótimos apenas se aproximando do objeto. Neste caso, são duas opções, ou aproximar-se do que deseja fotografar ou ativar a função “macro”.

Mas, se tudo isso parece muito complicado e você deseja apenas tentar tirar melhores fotos, considerando a macrofotografia, temos algumas dicas. Se você vai fazer uma viagem para algum destino junto à natureza, é interessante saber mais. Imagine como suas fotos vão sair lindas!

Ah! Se você vai usar filmes, procure filmes com baixa sensibilidade e granulação muito fina. Esse tipo de filme requer uma revelação diferente, por isso precisa procurar um laboratório que realize esse tipo de revelação.

Macrofotografia - Detalhe do Detalhe

Dicas para tirar fotos macro

Para capturar fotos em meio à natureza, como na macrofotografia, considere:

  • Desligue o foco automático da câmera ou celular;
  • Se for possível, use um tripé;
  • Aproveite ao máximo a luz natural;
  • Se for fotografar pequenos animais, cuidado para não espantá-los ou ser agredido por eles, porque se sentiram ameaçados;
  • Use roupas adequadas, preferindo as roupas claras e cores neutras como tons de bege ou de verde (camuflado).
  • Use repelente.
  • Se puder, adquira um colete fotográfico para guardar acessórios.

Apesar da macrofotografia ser mais conhecida pelas belezas da natureza, é possível capturar detalhes urbanos ou mesmo de coisas corriqueiras. Experimente tirar fotos com essa proximidade. Com paciência, sairão cliques incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo