Proporção Áurea vai te levar a Foto Perfeita

Proporção Áurea vai te levar a Foto Perfeita

Muitas vezes até parece que fotografar é fácil, né? Mas se mergulharmos bem fundo nas técnicas, veremos que há muito que aprender. E, pasme!, até matemática. Vamos falar desta vez da proporção áurea.

O que é a proporção áurea e como aplicá-la?

Pois é. Nunca ouviu falar? Como é bem complicado, e não queremos complicar nada, só melhorar sua prática fotográfica, vamos explicar o que a proporção áurea, aplicada à fotografia, pode fazer por você. O cálculo matemático é muuuito complexo. Então, vamos pular essa parte, ok?

É a proporção áurea que vai te levar à foto perfeita. Além de harmonizar a imagem, ela direciona o olhar à parte mais importante da imagem. Neste sentido, é o mesmo que já tratamos no artigo sobre a regra dos terços.

Mas vamos à parte prática. Olha só essa imagem!

Proporção Áurea vai te levar a Foto Perfeita

Percebe que há o desenho de um caracol?

Segundo alguns estudos, é exatamente no “miolinho” do caracol que nós prestamos mais atenção quando olhamos uma fotografia. Aplicar a proporção áurea significa colocar o objeto principal de sua foto nesse miolinho. Como?

Treinando o olhar. Quando estiver diante de um cenário e já souber o que deseja fotografar – ou seja, o seu objeto – basta desenhar na imaginação um caracol em torno do objeto. Aí você vai saber exatamente como enquadrar.

Se toda vez que você for fotografar algo, imaginar esse caracol no enquadramento que estiver pensando dar, saberá exatamente qual parte do cenário enquadrar. Sua foto ficará muito mais harmônica e, consequentemente, bonita.

Importante: o seu objeto nunca poderá estar no centro da imagem. Se reparar, não é possível desenhar um caracol quando o objeto está no meio do enquadramento.

Se ainda estiver difícil, recorra à regra dos terços. O seu objeto deve estar em um dos quatro pontos mais importantes dessa regra.

Alguns celulares já vêm com essas linhas em suas câmeras, o que torna tudo mais fácil. Você só vai precisar reparar nessas linhas e usá-las a seu favor. Porque nem sempre reparamos, né?

Bora treinar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo