Regra dos Terços: Conhece-a para fazer Fotos Incríveis

Regra dos Terços: Conhece-a para fazer Fotos Incríveis

Para fazer fotos incríveis, preste atenção nessa super dica: regra dos terços.

Já ouviu falar?

Certamente, sim. Mas vamos explicar! Depois de aplicá-la, suas fotos nunca mais serão as mesmas.

A regra dos terços vem desde antes da fotografia. Ela é usada principalmente na pintura, para melhor enquadrar o objeto a ser pintado. Em nosso caso, ela também ajuda quem está fotografando porque permite a encaixar tudo direitinho na imagem antes do clique. A regra dos terços ajuda também a passar a mensagem certa na foto que você está tirando.

Bom, mas vamos às explicações mais práticas.

Aprenda sobre a Regra dos Terços

Para aprender o que é essa regra, pegue uma fotografia qualquer e desenhe o “jogo da velha” nela. O que for mais importante de sua foto deve estar no quadrado central. Claro, se não couber, que pelo menos você deve centralizar ao máximo.

A regra dos terços vai ajudar suas fotos a ficarem mais incríveis, mais “certinhas”, mas isso não quer que você não possa quebrar essa regra e fazer fotos mais criativas, dando importância a outros quadrados.

O mais importante na hora de fotografar é deixar a imagem harmônica. Por isso que aplicar a regra dos terços ajuda, mas não deve “engessar” sua prática de fotografar. O que queremos dizer?

regra dos terços - horizonte - crédito: dicas de fotografia
regra dos terços – horizonte – crédito: dicas de fotografia

Bom, se numa cena você tem dois elementos essenciais – ou mais – eles não têm, claro, que ficar todos espremidos no quadrado central. As linhas servem apenas para equilibrar todos os elementos. Em fotos de natureza, por exemplo, é bem mais difícil colocar tudo no mesmo quadrado ou linha. Porque, normalmente, céu, mar, flores, tudo tem importância. Neste caso, ou você harmoniza tudo, cada elemento em uma linha, ou opta por dar destaque a um único elemento.

Antes de fotografar por aí, colocando em prática a regra dos terços, analise algumas fotografias. Isso sem dúvida vai facilitar sua prática, depois. Repare em fotos que valorizam essa regra e fotos que quebram essa regra e ainda assim ficam sensacionais.

A parte muito boa da regra dos terços é que praticamente todos os celulares e câmeras já vêm com essas linhas no visor. Na hora que você estiver fotografando, você só vai precisar prestar atenção e enquadrar tudo direitinho.

Sucesso em suas próximas fotografias e não se esqueça de revelar suas fotos depois! Elas merecem ser eternizadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo