Técnica do cartão preto para fotografar o nascer e o pôr-do-sol

Técnica do Cartão Preto: Fotos Incríveis com Técnica

Técnica do cartão preto. Hã? Nunca ouviu falar? Ou já, mas não entendeu nadica de nada?

Vamos falar sobre isso para você deixar suas fotos ainda mais incríveis?

Técnica do cartão preto para fotografar o nascer e o pôr-do-sol

A técnica do cartão preto consiste em uniformizar as luzes de todos os elementos da foto. Com o uso de um objeto preto, é possível equilibrar, por exemplo, um nascer do Sol com o restante da paisagem, que normalmente fica escuro. Sem a técnica do cartão preto, é possível que só o céu ganhe destaque na sua foto.

Como usar a técnica?

Coloque sua câmera em um tripé. Depois, segure um objeto preto na frente da lente, cobrindo apenas a metade mais clara do cenário que você deseja fotograr.

O tempo de exposição também é bastante importante no uso da técnica do cartão preto. Por exemplo, em um cenário de nascer do sol, é necessário que a exposição da paisagem (parte mais escura) seja maior do que a exposição do céu (parte mais clara). Esse tempo, é claro, pode variar, mas uma média pode ser de 30 segundos para a parte mais escura e apenas 3 segundos para a parte mais clara.

Técnica do cartão preto para fotografar o nascer e o pôr-do-sol

Na hora que colocar o cartão preto (ou objeto preto) na frente da lente, verifique se ele está cobrindo somente a parte mais clara do que deseja fotografar.

Agora preste bastante atenção!

Quando estiver pronto, aperte o botão do obturador e comece a fazer a foto. Você só vai tirar o cartão preto da frente quando faltar os segundos que deseja para a exposição da parte mais clara.

Por exemplo.

Você aperta o botão e vai contando até 30. Quando faltar 3 segundos, você tira o cartão da frente.

Fácil, né?

Mais fácil será se você usar um cronômetro. No caso de não ter nenhum cartão preto, é claro que pode usar qualquer outro objeto, ou mesmo tecido. O importante é que seja preto, fosco.

Treine bastante, viu? Teste o tempo escolhido para as duas exposições, para mais ou para menos. Como em todas as técnicas em fotografia, quanto mais treinar, mais lindas sairão suas fotos.

Técnica do Cartão Preto: Fotos Incríveis com Técnica
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *