Triângulo da Exposição e a Foto Perfeita

Triângulo da Exposição e a Foto Perfeita

Falamos, outro dia, sobre as três coisas mais básicas da fotografia que você deve dominar: ISO, abertura e velocidade. Lembra-se disso? Se não, leia com calma, depois este artigo. Hoje, voltaremos ao assunto, mas de maneira mais demorada. Isso porque falaremos sobre o triângulo da exposição. O que é? Olha só como é facilzinho entender.

É esse triângulo que forma a “exposição”. Só para recapitular: ISO, é o que mede a sensibilidade da luz; Abertura é a capacidade do obturador de se abrir; e Velocidade é o tempo que o diafragma de sua câmera fica aberto, permitindo assim que a luz entre.

Por que o triângulo da exposição é importante?

Porque é com ele que a imagem é composta. Ele ajuda a deixar as três pontas desse triângulo em harmonia. Se uma ou outra se desequilibra, compromete o resultado da imagem.

Vale dizer, contudo, que não existem medidas exatas para usar esse triângulo. ISO tal combina com tal abertura e tal velocidade. Não. As três partes podem variar de acordo com o que você deseja para a sua imagem. O triângulo da exposição é útil, portanto, para apenas equilibrar os três lados de acordo com o que você deseja.

Para ficar bem didático, imagine que sua câmera é a sala de sua casa. A janela é o obturador e as persianas a abertura.

A entrada de luz dependerá do quanto você abre essas persianas. E, também, a velocidade que essas persianas ficam abertas. Controlar tudo isso é o segredo de uma boa exposição. Ou seja, a quantidade de luz que entra, a velocidade e o quanto você deseja que entre, pouca ou muita luz, que é a sensibilidade que vai escolher através do ISO.

Quando estiver treinando a aplicação do triângulo da exposição, saiba que pode demorar um pouquinho até que consiga equilibrar os três lados. Vale reforçar que os desequilíbrios em qualquer um dos lados pode alterar, por exemplo, a profundidade do campo, ruídos na imagem e o próprio movimento.

Por isso treine bastante. Observe em qual lado do triângulo você deve melhorar e em qual tipo de exposição. Com paciência, suas fotos ficarão sensacionais.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo