Ícone do site Blog FotoRegistro

Dia da Mulher e sua História no Brasil e no Mundo

dia-internacional-da-mulher

dia-internacional-da-mulher

Parabéns, mulheres! Hoje é o dia de vocês. Que vocês recebam muitas homenagens no trabalho, em casa e nas ruas! E não só hoje, mas todos os dias. O Dia da Mulher vem sendo celebrado cada vez mais e por isso mesmo é importante lembrar porque esta data foi instituída.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

As histórias são várias. Principalmente porque são vários os fatos que levaram à data. Ou ao “aprimoramento” da data. E esses fatos vêm ocorrendo desde o fim do século XIX, com os movimentos operários liderados por mulheres que passaram a reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais justos, além do fim do trabalho infantil.

Já no começo do século XX, precisamente em 1909, um grupo de mulheres americanas, chamadas de Mulheres Socialistas, comemoraram o Dia Nacional da Mulher. A data do Dia da Mulher, contudo, não era 8 de março, mas 28 de fevereiro.

Quem oficializou a data 8 de março como o Dia Internacional da Mulher foi a ONU, em 1975. Antes disso, o nome foi mudando algumas vezes.

O episódio mais marcante, porém, que envolve o Dia da Mulher foi o incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist de Nova York, em 25 de março de 1911. Estima-se que morreram carbonizadas cerca de 130 operárias, mas o número não é preciso.

Para entender um pouco mais as conquistas que envolvem o Dia da Mulher, um ótimo filme é “As Sufragistas”. Estrelado Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, o longa mostra também como era a sociedade americana nos anos 1920, 1930. Veja o trailer!

Dia da Mulher no Brasil

Já no Brasil, alguns fatos marcam as conquistas do movimento feminista e que acaba por endossar a história do Dia da Mulher, como veremos abaixo.

Comemorar uma data como o Dia da Mulher é relembrar as conquistas, sim – e o mundo nunca foi tão aberto às mulheres como o é hoje – mas também é estar consciente de que há muito que evoluir, principalmente no campo da violência doméstica e da sexualidade.

Feliz Dia da Mulher para você que desempenha tantos papéis para “dar conta de tudo”. Que neste dia você se sinta forte, guerreira e, sim, muito capaz.

Sair da versão mobile