Ícone do site Blog FotoRegistro

Fotos profissionais com o celular é possível?

Foto profissional feita com um celular.

Fonte: Pexels

Não são só de selfies que sobrevive uma câmera de celular. Com smartphones cada vez mais potentes e com alta performance para captar momentos, muitos fotógrafos profissionais começaram a repensar o uso de seus equipamentos de primeira linha para adotar ensaios fotográficos com seus celulares. Isso é uma revolução na forma de tirar fotos e você pode fazer parte dela com um pouco de conhecimento.

Para fazer imagens de tirar o fôlego, você vai precisar de:

Mas não pense que é só isso! Agora vamos aprender algumas dicas para juntar todos estes ingredientes e criar uma fabulosa imagem. Prepare-se para publicar uma foto na internet que irá ganhar muitos likes! Siga lendo para descobrir os macetes de fotos profissionais com o celular.

Dica 1: Luz, cenário e objeto:

Fotografar nada mais é do que desenhar uma imagem usando a luz. Todo o aparelho está programado para deixar a luz entrar e a partir daí, formar imagens que podem ser mais claras, mais escuras, com contorno, sem contorno, etc. Ter o domínio da luz do ambiente irá ajudar seus cliques a terem resultados mais profissionais.

Por exemplo, se você for fotografar ao ar livre, fique sempre a favor da luz solar, nunca ao contrário. No caso de ambientes fechados, use e abuse de luzes brancas!

Uma dica: fique atento ao cenário! Em locais públicos, evite os elementos externos que possam interferir no seu click. Limpe os obstáculos e esteja preparado para fotografar. Em locais mais reservados, como um estúdio particular, faça a produção de tudo, prepare o fundo branco, brinque com luzes e outros elementos que podem valorizar o objeto a ser fotografado, até porque o objeto precisa ter destaque na imagem. Use a regra dos terços para harmonizar a posição e que ele aparece no quadrante da imagem.

Dica 2: Saiba usar os recursos que o smartphone oferece

Controle do brilho, do contraste, da exposição, fotos com flash, com contador regressivo ou com as linhas de enquadramento ativadas. Todas essas opções estão disponíveis nos smartphones mais simples e você deve ter conhecimento pleno destas ferramentas para conseguir aplicar nas suas fotografias.

Além disso, você pode optar por incluir recursos externos no seu aparelho, como lentes intercambiáveis, criadas especialmente para smartphones e tripés especiais para celular. Desta forma você consegue captar o melhor ângulo no melhor momento!

Pegue o manual do seu celular ou até mesmo procure no YouTube canais que ensinam a usar a câmera do seu modelo de smartphone e mergulhe em tutoriais que mostram todos os recursos do aparelho. Ter esse conhecimento pode salvar você em situações diferentes, como um dia nublado ou um ensaio fotográfico dentro de ambientes fechados e com baixa luminosidade.

Dica 3: Tratamento de imagens é necessário!

Milhares de aplicativos para edição de imagens surgem todos os dias e você tem o poder de escolher qual será o melhor app para ajudar com as suas necessidades de tratamento. Opte por aqueles em que você tem mais controle, como por exemplo:

Talvez você tenha interesse em saber dicas para se tornar um fotógrafo profissional, clique e saiba mais.

Estes aplicativos irão ajudar a dar outra vida a imagem, melhorando seu brilho, ajustando matrizes e contraste. Claro, todos eles oferecem filtros especiais para adicionar as suas fotos, você pode usar eles mas antes, lembre de padronizar os elementos básicos da imagem que são a forma como o tratamento das cores primárias são feiras. Dessa forma, todos os filtros aplicados irão parecer uniformes.

Preparado para se tornar o fotógrafo profissional usando apenas o celular? Torne-se um craque das fotos de smartphone, invista em um equipamento para aumentar a resolução das fotos para profissionalizar o seu negócio, afinal, uma câmera profissional é importante. Depois, conte para a gente os resultados dos seus ensaios!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo de hoje! Confira outros post sobre fotos e outras curiosidades relacionada. Vejos você lá! Até breve!

Sair da versão mobile