Sabe que começamos esse artigo pensando em falar sobre mulheres na fotografia, mas aí nos lembramos de uma mulher, uma fotógrafa, que teve uma ideia brilhante e não resistimos.
Por isso, resolvemos mudar um pouquinho o rumo da conversa e contar a história dela para você. Seu nome: Mihaela Noroc.
Mihaela Noroc – Uma das Mulheres na Fotografia
Se pudéssemos eleger, hoje, um nome entre as mulheres na fotografia contemporânea, com um trabalho original, seria o nome dela. Se você não conhece nadinha nadinha, pode conferir na bela edição “The Atlas of Beauty”.
O que de tão extraordinário ela fez?
Ela viajou o mundo e fotografou centenas de mulheres e o resultado é um livro estonteante com 500 retratos de mulheres mundo agora.
Independentemente de bandeiras feministas, não é nosso foco, o trabalho de Mihaela Noroc é extraordinário porque revela a beleza de mulheres de muitas idades, de muitas culturas, de muitos estilos e muitos “jeitos”. Impossível não ficar emocionado ao folhear cada página.
Vistas, talvez, de maneira aleatória, ou sem contemplação, parece apenas uma mulher comum posando – e não importa quem é quem. Mas na medida em que vamos olhando foto por foto, reparando nos detalhes que tornam cada uma diferente da outra, é impossível não rever padrões que ficam em nossa mente. E não só sobre beleza como sobre juventude.
Mihaela Noroc é de Bucareste, Romênia, e viajou por quatro anos.
Como seu pai é pintor, Mihaela cresceu cercada de cores e aos 16 anos descobriu a felicidade na fotografia. Como ela não conseguia viver apenas com a fotografia, em suas férias aproveitava para viajar e clicar, as duas paixões.
Mihaela Noroc esperaria ainda mais 11 anos para então jogar tudo para o alto e ir viver do que ama. Juntou toda a poupança e… foi!
Sabe que Mihaela até passou por aqui? Ela fotografou algumas mulheres no Rio de Janeiro, em Salvador. Outros lugares do mundo pelo qual passou foram: Grécia, Irã, Quatemala, Etiópia, Panamá, Nepal, Mongólia, Índia, Cuba, Islândia e por aí vai…
Lindo!