Ícone do site Blog FotoRegistro

O que é a fotografia de um filme? Saiba mais!

Set de Filmagem

Portal do Curta

A direção de fotografia é um elemento fundamental na produção cinematográfica. De acordo com o site da Academia Internacional de Cinema, a fotografia de cinema ou cinematografia é o elemento que irá definir como se dará a captação das imagens em um filme, desde a sua pré-produção.

A fotografia é tão essencial em um filme que conta com uma categoria no Oscar desde a sua premiação de estreia, em 1929. O primeiro passo para a criação do conceito fotográfico é o estudo de referências relacionadas com o roteiro do filme – nesta etapa inicial, toda a equipe deve chegar a um consenso!

Quando estiver criando o conceito visual, o diretor de fotografia deverá considerar:

Uso de cores na fotografia de cinema

As cores são boas ferramentas para trazer dramaticidade a uma narrativa ou para levar o espectador para o passado, por exemplo, com o uso de cenas na coloração preto e branco ou em sépia. O tratamento das imagens e a aplicação de filtros, por exemplo, são realizados durante a etapa de pós-produção, com o apoio de softwares de edição.

Alguns diretores acabam imprimindo o seu estilo aos filmes, que são imediatamente reconhecidos pelo público graças ao tratamento de imagem semelhante. É o caso dos filmes de Tim Burton, como O Estranho Mundo de Jack (1993) e a Noiva Cadáver (2005). Outros ótimos exemplos são os filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, cuja fotografia com cores fortes imprime toda a dramaticidade das suas narrativas.

Trabalho em equipe

O diretor de fotografia não é um profissional que trabalha sozinho. Fazem parte da equipe o operador e o assistente de câmera; o foquista (responsável por garantir o foco); o eletricista, responsável por manter os equipamentos de iluminação impecáveis; e, por fim, o maquinista, profissional que cuida de equipamentos como os trilhos e a grua, usados na estabilização das câmeras.

A seguir, confira alguns filmes que já foram vencedores nesta categoria na premiação do Oscar.

Blade Runner 2049 (2017)

El País

La La Land: Cantando estações (2016)

Folha do Rio de Janeiro

Memórias de uma gueixa (2005)

Cine Mundo

Dança com Lobos (1990)

Alternate Endings

Romeu e Julieta (1968)

Minha Visão do Cinema

Nós, da equipe FotoRegistro, esperamos que você tenha aproveitado a leitura. E se você gosta de ler sobre a história da fotografia, dê uma olhada neste conteúdo que preparamos sobre a história da fotografia. Até a próxima!

Sair da versão mobile