Fotos ao ar livre: 4 dicas para passeios e viagens

Se você ama conhecer novos lugares e sempre leva sua câmera fotográfica em todos os passeios ou viagens, sabe como fazer fotos ao ar livre pode se tornar, muitas vezes, um verdadeiro desafio. Mas existem alguns truques que facilitam esse tipo de fotografia. Quer saber como?

Nós, do FotoRegistro, selecionamos 4 dicas de como fazer belas fotos ao ar livre para guardar de recordação. Vamos lá?

1. Cuidado com as faixas de horário

Fotos ao ar livre pedem, naturalmente, a luz do sol para que o resultado seja, no mínimo, satisfatório. Portanto, é importante escolher bem a faixa de horário para aproveitar o melhor do sol, pois a sua posição no céu pode produzir efeitos diferentes nas imagens registradas.

Fotografias realizadas durante o amanhecer produzem sombras mais alongadas. Fotos até o meio-dia podem contar com uma luz predominantemente boa. Já a partir desse horário o aparecimento de sombras pode causar imperfeições nas imagens. Já as fotos tiradas durante a noite precisam de maior cuidado, podendo ser necessária a utilização de ISO alto, de uma grande abertura do diafragma e de flash.

2. Escolha um bom lugar

Para ensaios fotográficos ao ar livre você deve procurar por lugares para compor cenários especiais. A nossa dica é conhecer antes o espaço para analisar as suas possibilidades, os atrativos do ambiente, a posição da luz dependendo do horário, etc. Quanto mais você conhecer o lugar, mais confiança terá para fazer um belo ensaio fotográfico com a família e os amigos.

Como um bom fotógrafo, você deve lembrar que muitas oportunidades surgem durante o ensaio. Portanto, use a criatividade e a imaginação!

3. Preste atenção no figurino

Essa dica certamente pode interferir bastante no resultado final das suas fotos. Se você e as demais pessoas estiverem com roupas de cores fortes ou que destoem do ambiente, o resultado das fotografias não será tão legal como poderia ser.

Portanto, prefira fotografar e ser fotografado com roupas de cores claras para neutralizar alguns efeitos indesejáveis nas imagens, assim como reduzir o contraste entre o rosto da pessoa e a luz.

4. Leve um rebatedor de luz

O rebatedor de luz é uma peça muito importante em qualquer ensaio fotográfico, principalmente em fotos ao ar livre. Ele pode ser colocado em um tripé ou posicionado por alguma outra pessoa.

  • O rebatedor de cor prata é o mais utilizado em fotografias noturnas e também para fotos produzidas perto de piscinas ou do mar, dando maior brilho para a fotografia.
  • O rebatedor de luz dourado é usado para dar um bronzeado diferenciado, além de amenizar as sombras do sol do meio-dia.
  • Já o branco funciona como um amenizador de luz e deve ser direcionado para o lado do sol e não para as pessoas. É utilizado para bloquear uma parte da entrada de luz na cena.

Gostou de saber essas dicas de como fazer fotos melhores ao ar livre? Esperamos que elas sejam muito úteis para você fazer registros de todos os seus passeios e viagens. Falando nisso, temos outro conteúdo pelo qual você pode se interessar, sobre como reproduzir o efeito Polaroid em suas fotos. Boa leitura e até a próxima!

11 lugares para tirar fotos na virada do Ano Novo

Além das emoções da virada do ano, muitas pessoas buscam por destinos bonitos para conseguir fotos especiais para guardar de recordação e expor nas redes sociais. Se você ainda não sabe para onde ir, confira no post de hoje os melhores lugares para tirar fotos na virada do Ano Novo!

No Brasil

1 – Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados para passar o Réveillon, seja por famílias, casais ou amigos solteiros em busca de muitas festas animadas! E para guardar a recordação, não somente na memória, o Rio é um ótimo lugar para tirar fotos na virada do ano.

Além do show de fogos de artifício nas praias, você ainda pode aproveitar a viagem para visitar os pontos turísticos mais bonitos e registrar lindas fotos.

Fogos de Artifício na Virada do Ano no Rio de Janeiro
G1

2 – São Miguel dos Milagres (AL)

São Miguel dos Milagres proporciona uma virada de ano em um cenário extraordinário de belezas naturais, show de fogos e pessoas animadas. Se você quer registrar fotos para transmitir muita energia positiva e alegria, esse é o lugar!

São Miguel dos Milagres proporciona uma virada de ano em um cenário extraordinário
Guia da Semana

3 – Fernando de Noronha (PE)

Estar em Fernando de Noronha na virada do ano é como fazer parte de uma ilha mágica, com cenários de “encher os olhos”. Não é à-toa que vários artistas passam o Réveillon por lá e depois publicam aquelas fotos maravilhosas no Instagram, tanto das belezas naturais da ilha quanto do show da virada.

Fernando de Noronha na virada do ano é como fazer parte de uma ilha mágica
Planos de Viagem

4 – Praia do Rosa (SC)

A Praia do Rosa garante não somente fotos lindas da praia e da natureza, mas registros cheios de energia da chamada “Virada Mágica”, uma das melhores festas de Réveillon de todo o Brasil, com uma estrutura incrível, iluminação que garante fotos extraordinárias e gente muito animada!

Virada Mágica na Praia do Rosa
Fazenda Verde do Rosa

5 – Praia da Pipa (RN)

Se você não quer somente fotos da virada e dos pontos turísticos, então a Praia da Pipa é o lugar ideal. Além das festas e das paisagens naturais, a região tem muitas atrações, desde nadar com golfinhos até atividades radicais na praia. E tudo isso você pode registrar!

Praia da Pipa
Central das Notícias

6 – Ilhabela (SP)

Além das praias, Ilhabela também conta com cachoeiras incríveis para visitar e tirar ótimas fotos. Mas o ponto alto mesmo são as festas da virada, principalmente a realizada pelo Sea Club, que acontece com temáticas diferenciadas (perfeita para fotos!) e que dura alguns dias.

Ilhabela na virada do ano
Oba Oba

7 – Jericoacoara (CE)

O Ano Novo em Jericoacoara é uma das atrações mais procuradas na data, incluindo o Réveillon com shows de artistas aclamados no Brasil inteiro. Quem sabe, além das fotos na praia, você não faz uns cliques bem legais das atrações da virada?

Ano Novo em Jericoacoara
Peixe Urbano

No exterior

8 – Nova York (Estados Unidos)

Quando se fala em Ano Novo no exterior, o primeiro lugar que nos vem à cabeça é Nova York. Isso porque uma das viradas mais famosas do mundo inteiro é a que acontece na Times Square, que rende muitas fotos lindas nas redes sociais de quem já foi!

Time Square em Nova York
Pinterest

9 – Sydney (Austrália)

Ainda falando em viradas marcantes ao redor do mundo, com certeza, Sydney é um dos melhores destinos. O show de fogos de Ano Novo é extraordinário, um espetáculo único e marcante para quem presencia e registra o momento.

Sidney na Austrália
Prime

10 – Punta Del Este (Uruguai)

Para aqueles que querem passar o Ano Novo fora do Brasil, mas não muito distante, e ainda trazer boas recordações da virada, a dica é se programar para Punta Del Este!

Punta Del Este
Pinterest

11 – Londres (Inglaterra)

Por último, não podíamos deixar de fora dessa lista o Réveillon em Londres. Assim como Sydney, Londres é responsável por proporcionar aos turistas um dos shows de fogos mais lindos do mundo.

Réveillon em Londres
Pinterest

Dica extra: como tirar foto de fogos de artifício?

Agora que você já tem as dicas de lugares para tirar fotos incríveis na virada do Ano Novo, é importante garantir que os seus registros fiquem perfeitos, não é? Como muita gente tem dificuldade de tirar fotos nítidas dos fogos, criamos um post especialmente para isso: Fogos de Artifício: Dicas para fazer lindas fotos!
Com essa dica, você garante fotos lindas das memórias que vai trazer da sua virada de ano. Nós, do FotoRegistro, desejamos a você Boas Festas e um ótimo Ano Novo!