Como existem técnicas de fotografia, né? Basta decidir aprender mais que um universo de possibilidades se abre. Desta vez, olha só! Vamos falar da técnica bokeh. Já ouviu falar?
Bokeh – Desfocando e Distorcendo
Bokeh é uma técnica que se aplica às áreas desfocadas ou distorcidas de uma imagem. O objetivo é destacar algo específico e, no pano de fundo, deixar que as luzes tomem forma de pequenas bolhas coloridas. Repare só nesta imagem.
Você percebe que há algo em primeiro plano, em destaque, e que atrás as bolinhas “enfeitam” a foto, deixando-a, inclusive, mais “mágicas”, com um quê de encantador.
A técnica bokeh funciona meio que como o nosso olho, porque quando focamos em algo, o restante perde a importância em termos de nitidez. É uma forma de nosso cérebro separar o que é importante naquele momento de todo o resto. No caso da bokeh, é a lente que “separa” tudo.
Em resumo: é a relação entre profundidade de campo e abertura o segredo da técnica Bokeh.
Regras da técnica Bokeh
A primeira regra para utilizar a técnica é ter uma lente clara. Você pode, claro, escolher a lente, mas se deseja uma dica, experimente a 50mm.
Segunda: o que você vai fotografar. É bom que seja um ambiente (interno ou externo) cheio de luzes.
Em terceiro: você quer as bolinhas ou desfoque?
Quarta dica: repare na sua distância do objeto do primeiro plano e na sua distância do que deseja aplicar a bokeh. É essa distância que vai determinar a abertura que deve usar.
Para você ter uma ideia de números: se deseja menor abertura, use 5.6; se deseja maior abertura, use 1.8. Você também pode variar e ir checando os resultados. Variar tanto no uso das lentes como na abertura. Como em todas as técnicas, o importante é fotografar muito para aprimorar a prática.
Se você deseja bokeh desfoque, siga essas dicas: muito desfocado, maior abertura; pouco desfocado, menor abertura.
A mesma regra vale para os fundos: mais distante, menor abertura; menos distante, maior abertura.
Experimente mais essa técnica e faça lindas fotos. Solte a imaginação e explore todas as possibilidades.
E, claro, não se esqueça de revelar suas fotos depois ou mesmo fazer o seu primeiro Fotolivro autoral. Que tal?