Será que você passa por isso? Assim… Você está navegando pela internet, só para distrair, e aí vem uma foto estonteante e você fala para você mesmo: “como assim?”
Não é pela “impossibilidade” necessariamente de fazer a foto, como se fosse algo difícil, improvável. É justamente o contrário! Estamos falando de um cenário cotidiano, de algo que está o tempo todo ali, mas que, devido ao olhar único e sagaz do fotógrafo, a imagem ficou maravilhosa!
Fotógrafos Brasileiros – Conheça Alexandre Urch
Se você não se lembra de alguém capaz de provocar esse encantamento, nós vamos indicar um nome: Alexandre Urch. Passeie só um pouquinho por seu Instagram ou pelo site oficial que você saberá exatamente o que estamos falando.
Se você mora em São Paulo, compreenderá mais ainda. Verá que muitos lugares fotografados são banais, passamos por eles todos os dias, mas – talvez – só depois de ter visto o que Urch viu é que passamos a olhar com “outros olhos”. É mágico.
Agora vamos contar um pouquinho sobre quem é Alexandre Urch.
Nascido em São Paulo, Alexandre Urch tem 40 anos e estudou design gráfico na Escola Panamerica de Arte. Ele trabalha como fotógrafo profissional há 15 anos e já levou para casa vários prêmios importantes.
A grande maioria de seus cliques são autorais, mas Alexandre Urch também realiza trabalhos para grandes marcas como Citröen, LG, Air France, Reserva, entre outras.
O projeto que mantém chamado “O Cheiro da Rua” é sensacional. Todo em preto e branco, os cliques retratam cenas cotidianas das ruas, dos becos e das esquinas. Em suas imagens há caos e beleza, detalhes perturbadores que nossos olhos tentam não olhar, mas também coisas pequeninas que trazem alívio diário. Vale a pena dar uma olhadinha.
Urch também mantém outro projeto, parecido, mas diferente em um aspecto determinante. O “As Cores das Ruas” valoriza as cores; cores, aliás, onde quase ninguém as vê. É maravilhoso!
Nossa ideia de apresentar tais fotógrafos brasileiros é para inspirá-lo a fotografar também tudo aquilo que toca o seu coração. E depois, claro, você deve revelar suas fotos e guardá-las como lindas preciosidades, únicas porque o seu olhar é único.