Você sabia que é possível guardar seus cliques nos servidores do Google? A mega empresa disponibiliza para você, gratuitamente, o Google Fotos, um serviço ilimitado de armazenamento de fotos e vídeos.
Para usar o Google Fotos é simples. Basta acessar o site Google Fotos e fazer o login com o e-mail que sincroniza todos os serviços do Google. Se você não o tem, há a possibilidade de criar na própria página.
Conheça o Google Fotos
Depois, para guardar seus cliques e vídeos no Google Fotos, basta clicar no ícone que é uma nuvenzinha com uma seta apontando para cima. Localize os arquivos em seu computador ou no celular e pronto!
Ah, você pode usar o Google Fotos tanto do desktop como pelo aplicativo que está disponível para Android e iOS.
Assim que acessar, você verá que o menu é super simples. Logo à esquerda, você vê três possibilidades de acesso:
- Fotos – suas imagens serão listadas por data;
- Coleções – onde suas imagens estarão organizadas por álbuns;
- Assistente – cria “animações” com as fotos guardadas.
O serviço do Google Fotos permite o envio de fotos em alta também. As imagens podem ter até 16 mega pixels e os vídeos podem ter resolução full HD.
Organização
Para que tudo fique organizado e você possa acessar com tranquilidade depois, é possível organizar as fotos e os vídeos em álbuns. O Google Fotos é praticamente uma “Fototeca” particular. E de lá, do próprio Google Fotos, você pode compartilhar as imagens que desejar.
Para criar os álbuns no Google Fotos, basta clicar no ícone “+” que fica logo à direta, próximo à barra de buscas.
Backup automático
Uma das maiores vantagens do Google Fotos é que é possível ativar o backup automático de fotos. Ou seja, seus cliques vão sendo salvos automaticamente. Para que isso aconteça, quando você instalar o app no celular, você precisa autorizar o armazenamento automático. O aviso de autorização aparece automaticamente para você, não precisa se preocupar.
Pesquisa visual
E olha só que sensacional. Quando você não lembrar exatamente onde foi que tirou tal foto, mas lembrar de algum detalhe, você pode fazer uma pesquisa visual por pessoas, lugares e coisas que aparecem nas imagens. T-u-d-o!
Editor
Se você quiser também dar uma “ajeitadinha” na foto antes de armazená-la, você pode usar as ferramentas de edição disponibilizada. Com essas ferramentas, que são super intuitivas, é possível ajustar a iluminação, o contraste, as cores e até colocar filtros. São 14 tipos de filtros disponíveis.
O Google Fotos veio realmente para dar uma mãozinha no armazenamento de fotos, principalmente as que ficam no celular, porque sempre há o risco de perdê-las e tal. Mas é claro que, independente das facilidades de hoje para guardar nossas fotos na nuvem ou em HDs, o mais aconselhável é revelar fotos, porque nenhum outro meio é tão emocionante.
O Google Fotos vai manter cópia de segurança das suas fotos na nuvem, além de liberar espaço no smartphone, mas é importante que você tenha cada clique especial em mãos, no papel, para valorizar os momentos vividos. Essa sensação de tocar o papel, de compartilhar com os amigos e a família aquele momento especial, nenhuma tecnologia vai conseguir superar. 😉