Armazenamento de Fotos

Como guardar fotos digitais: quais as formas mais seguras

Tiramos muitas fotos diariamente, não é? Só que a gente só lembra de fazer o armazenamento correto das imagens quando perdemos alguns destes cliques, seja por causa de uma exclusão errada ou até mesmo por causa de problemas no hardware do aparelho.

Para evitarmos este problema, listamos, abaixo, quatro formas de você guardar fotos de maneira segura — seja para manter longe os perigos de perder momentos importantes que foram captados ou para manter a privacidade dos seus arquivos. Vamos conferir?

Armazenamento em nuvem

Esta tem sido uma das maneiras mais comuns de armazenar imagens, principalmente as que são tiradas de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É uma forma de guardar fotos de forma rápida, prática e muitas vezes envolve um aplicativo, o que torna o acesso a estas imagens algo simples, assim como abrir a pasta de imagens.

Abaixo, alguns exemplos de apps que oferecem o armazenamento em nuvem:

  • Google Fotos;
  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • Microsoft OneDrive.

Todas as opções listadas acima oferecem o serviço de armazenamento gratuito. Alguns, como o Google Fotos, disponibilizam espaço ilimitado para fotos com até 16 megapixels e vídeos de até 1080p. Outros dos recursos acima, disponibilizam um número limitado de GB gratuitos para armazenagem. Quando ultrapassado este número, é preciso investir em um valor para ampliar a memória.

HD externo

Se você não confia no armazenamento digital e se sente mais seguro guardando suas fotos em dispositivos físicos, o HD externo é uma boa opção. Ele tem capacidade muito maior que um pen drive, mas funciona como tal. Nele, você pode criar pastas e seu próprio esquema de organização de arquivos, tendo eles sempre à mão – mas precisando de um computador para acessar as fotos.

Com esta opção, você precisa redobrar a atenção quanto aos cuidados com o objeto, pois HDs costumam ser muito sensíveis a quedas (o que pode ocasionar a perda total dos seus arquivos caso o hardware seja afetado). Lembre-se de manter ele sempre dentro de um case macio, que protege o HD em caso de algum acidente.

CD-Room

Mesmo com a digitalização das ferramentas, o CD permanece como uma opção segura de armazenamento, visto que ele suporta quedas e demais adversidades físicas (ideal para pessoas mais desastradas). Seu único problema é não permitir guardar arquivos em massa, visto que possui uma capacidade de armazenamento menor que o HD e os aplicativos digitais.

Cartões SD (Secure Digital)

A forma de funcionamento dos cartões SD, dos pen drives, pen cards e do HD externo são bem parecidas. Basta conectar o dispositivo em um computador e realizar o armazenamento das fotos. O cartão SD se diferencia por poder, também, exibir os arquivos através de câmeras fotográficas. Eles são compactos e podem ser levados para qualquer lado, até mesmo dentro de uma carteira.

Com todas essas dicas de armazenamento você pode dizer adeus ao medo de perder as suas imagens favoritas. Tantas selfies merecem um espaço especial e seguro, certo? É por isso que muita gente prefere, também, guardar suas lembranças em fotos impressas. Se você também é assim, então, fica aí a nossa última dica: como conservar as fotos reveladas!

Não esqueça de contar para gente nos comentários quais dicas deste artigo se encaixam melhor na sua rotina!

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *