Você sabe o que é um diafragma?
No corpo humano, é um músculo junto às vértebras lombares que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica. Ele nos permite respirar.
Já reparou que uma câmera fotográfica possui “detalhes” que o corpo humano também tem? Principalmente os nossos olhos. Logo…
Você sabia que uma câmera fotográfica também o possui?
Pois é! Assim como no nosso corpo o diafragma abre e fecha, nos ajudando a respirar, na câmera, ele é responsável por regular a entrada de mais ou de menos luz.
Como é o diafragma da câmera fotográfica?
O diafragma da sua câmera provavelmente é composto por várias lâminas. Ele é representado pela “letra” ƒ. Há sempre um número depois do símbolo e esse número equivale à abertura.
É no abrir e fechar dessas lâminas, portanto, que a luz entra e a foto é feita. E, justamente porque é “regulável”, ele consegue alterar a intensidade da luz. Você o controla na sua câmera.
Obturador
É possível confundir o obturador com o diafragma. Por isso, vamos tentar diferenciar um de outro.
Na câmera, o diafragma atua juntamente com o obturador, que é a “janelinha” da câmera. Essa imagem explica melhor:
A principal função do obturador é proteger o sensor, por isso ele se abre rapidamente para deixar a luz passar. Já o diafragma controla a quantidade de luz que chega até o obturador. Um abre e o outro controla, certo?
Então, quanto menor for a abertura do diafragma, mais tempo o obturador ficará aberto. De maneira contrária, quanto maior a abertura, mais rápido será o disparo.
Agora, o diafragma da câmera fotográfica também tem outra função. Ele controla a profundidade da área a ser capturada. O que é isso? Vamos explicar.
A profundidade é o alcance que a imagem tem. Em outras palavras, é o quão distante você consegue enxergar numa foto de maneira nítida. É possível controlar também essa nitidez. Você pode apenas mirar um detalhe e desfocar todo o resto, por exemplo. Pelo diafragma da câmera, quanto maior for a abertura, menor será a profundidade de campo. Ou seja, apenas o que estiver perto ficará nítido.
Para reparar bem nos “efeitos” que ele “causa” numa imagem, fotografe prestando atenção, controlando a luz. Perceba os efeitos na imagem na medida em que vai alterando a entrada de luz. Como em tudo, quanto mais você treinar, melhor controle terá e mais lindas serão suas fotos.
Boa sorte!