Fotografia: Conheça a sua História

Fotografia: Conheça a sua História

As fotos fazem parte de nossos dias que sequer refletimos sobre sua importância ou mesmo sabemos a história da fotografia. Quer uma prova de sua importância?

Sabe essa foto que você sempre olha, dessa pessoa tão especial em sua vida? Você consegue imaginar o dia a dia sem essa imagem? Quantas vezes você olha para essa fotografia durante o dia?

As fotografias mais especiais que você tem, seja no celular, como fundo de tela, nas redes sociais ou no papel (ou seja, fotos reveladas), são resultados de uma evolução muito, muito, muito antiga. Olha só algumas curiosidades da história da fotografia.

Fotografia – Onde tudo começou

A história da FotografiaHá indícios de que as primeiras experiências tenham acontecido por volta de 350 a.C. Muito tempo, não é?

Já no século X, Alhazen, que foi um matemático e astrônomo árabe muito importante para as ciências, fez importantes pesquisas sobre ótica, o que acabou influenciando a óptica medieval e moderna.

Dando um salto de muitos séculos, em 1500, outros experimentos observaram o escurecimento dos sais de prata. Assim como nos séculos posteriores.

Foi em 1725, com Johann Henrich Schulze, professor de medicina na Universidade de Aldorf, na Alemanha, que a história da fotografia deu um salto mais mensurável. Schulze conseguiu projetar uma imagem com duração de tempo maior, embora não tenha conseguido identificar os motivos.

História da Fotografia - FotoRegistro

Mais quase dois séculos depois, o químico Thomas Wedgwood realizou outras pesquisas, colocando à luz do sol folhas de árvores e asas de insetos sobre papel e couro branco, sensibilizados, é claro, com prata. A mesma “química” que descobriram há séculos.

Em 1817, chegamos mais perto do tipo de fotografia que conhecemos hoje. O francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens usando cloreto de prata sobre papel. Cinco anos depois, em 1822, Niépce conseguiu fixar uma imagem pouco contrastada sobre uma placa metálica.

A primeira fotografia que temos registro foi tirada no verão de 1826, da própria janela da casa de Niépce.

O documentário abaixo do History Channel é muitíssimo interessante para explicar (em imagens!) como tudo aconteceu e por que não podemos viver sem a fotografia.

E para você, quais são as fotografias sem as quais você não poderia viver sem? Aquelas que mostram os sorrisos mais lindos de seus filhos ou do seu amor. Fotografia são pedacinhos de nossa história e pedacinhos de quem amamos. Por isso temos tanto afeto por este pedaço de papel. Sim, papel, pois quando há emoção de verdade, é impossível esquecer nossos cliques no celular ou em pastas no computador. Que tal revelar aquelas fotos especiais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo