Canon ou Nikon

Canon ou Nikon: qual marca escolher?

A maior concorrência no mundo da fotografia é protagonizada pelas marcas Canon e Nikon. Se você é um fotógrafo iniciante e está pensando em investir em uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex), saiba que tanto Canon quanto Nikon são ótimas opções.

De acordo com uma pesquisa do World Press Photo, 54% dos fotógrafos profissionais utilizam câmeras da marca Canon. Porém, essa preferência não pode levar a uma opinião definitiva. Uma boa foto sempre irá depender da criatividade e da técnica de quem está por trás das lentes e isso se desenvolve com muito treino.

Sempre tenha em mente que ao optar por uma câmera, você estará preso aos seus acessórios e lentes compatíveis por um bom tempo, então vale a pena gastar um tempinho na pesquisa antes de fechar negócio.

Mesmo que o produto esteja disponível com um preço melhor na loja online, é melhor fazer uma visita à loja física e experimentar o peso da câmera, a qualidade da tela e se o equipamento é confortável quando você clicar.

Outra recomendação é fazer o seu próprio quadro comparativo, colocando todas as informações pertinentes que for encontrando em uma tabela. Assim, você consegue comparar as vantagens e as desvantagens de cada modelo de forma mais clara.

A seguir, vamos comparar os modelos Canon T5i e a Nikon D3300, mais indicados para quem está começando.

Canon T5i

Câmera Canon T5i
Mercado Livre

Para quem deseja produzir vídeos, a Canon sem dúvida é a mais indicada. Tanto que o modelo T5i é o mais usado entre Youtubers, devido ao seu preço acessível. A Canon conta com um menu touchscreen de boa qualidade, intuitivo e de boa conversão no modo RAW (cru, em tradução livre) para o formato JPEG.

Quanto às desvantagens, a bateria da Canon tem um tempo de vida mais curto que as outras DSLRs e a luz do foco vem integrada à luz do flash. Outra desvantagem é que a redução de ruído (pontos granulados na imagem) é menos eficiente, se compararmos com as outras marcas disponíveis no mercado.

Nikon D3300

Nikon D3300
Nikon

A Nikon é conhecida por ser mais acessível para quem está começando. O modelo D3300 possui controles manuais e também um guia para iniciantes. A lente original é de boa qualidade e também conta com uma luz assistente de foco. A Nikon D3300 também pode ser uma boa opção para o formato de vídeo, já que conta com resolução Full HD e microfone externo para a captação de som e tem um preço bem em conta.

A grande desvantagem é que ela não possui um modo HDR (High Dynamic Range), recurso responsável por melhorar a qualidade de imagem em monitores em geral.

Nós, do FotoRegistro, esperamos ter esclarecido algumas dúvidas quanto às características de cada marca. Porém, se você já desenvolve trabalhos como fotógrafo, resgatamos aqui algumas dicas de como montar um portfólio impecável de fotografia. Qualquer dúvida, deixe um comentário para a gente no final do post! Até a próxima.

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *