Como revelar fotos

Como revelar fotos: dicas e curiosidades

Quando o assunto é revelar fotos de câmaras analógicas, muitas pessoas preferem terceirizar o processo. Mas fique sabendo que essa não é a única forma para se fazer isso. Você quer entender um pouco mais sobre como revelar momentos únicos, então, continue lendo este post!

A revelação de um filme fotográfico

Revelar filme é uma ocupação muito interessante e sensível, já que o processo possui várias etapas manuais e qualquer tipo de erro pode estragar o filme para sempre. O indicado é ter cuidado máximo desde o primeiro momento, ou seja, quando estamos inserindo o filme fotográfico nas câmeras analógicas.

De uma maneira bem genérica, para a revelação de filmes são realizadas várias etapas químicas em um ambiente que possua o mínimo de luminosidade. O filme precisa ser desencaixado de sua vasilha e inserido em uma bobina. A bobina com o filme ficará dentro de um tanque que então auxiliará na recepção do processamento químico.

Para isso, é preciso ter um kit de revelação. Cada tipo de filme irá precisar de um certo tipo de químicos para revelação. Por exemplo, se sua câmera for 35mm, irá precisar de um kit do mesmo tipo. Se o filme for preto e branco, será um processo; se for colorido, será outro. Também são necessários luvas de borracha e óculos de segurança para lidar com os produtos reagentes.

Como revelar fotos em casa com filme fotográfico

Até pode parecer complicado, mas, como já dissemos, é um processo delicado, mas muito cativante, principalmente quando vemos o resultado final! Há também a opção de fazer todo esse processo em casa, com um filme já revelado, digitalizando essas fotos.

Basta ter uma caixa de sapatos, cola, folhas, um pouco de tinta preta e, claro, o filme para ser revelado!

Resumidamente, um passo a passo:

  • Faça um furo na tampa da caixa, em formato retangular, nas mesmas medidas de cada foto no filme;
  • Depois, pinte a caixa de preto por dentro e por fora;
  • Crie uma espécie de “túnel” com uma folha de papel A4 para passar o filme fotográfico por dentro;
  • Fixe, com cola, o túnel na parte de fora da caixa, com um papel branco por trás;
  • Após isso, coloque uma lâmpada fluorescente dentro da caixa;
  • Com o ambiente escuro, encaixe a câmera digital no túnel que você criou e tire as fotos de cada imagem do filme!

Neste processo, fica bem claro que estamos transformando as imagens do filme fotográfico em uma imagem digital. Desse jeito, você pode imprimir as fotos em casa através de uma impressora ou em lojas especializadas no assunto.

A diferença entre revelação de fotos e impressão de fotos

Há pouco a revelação de fotos era muito comum. Como dissemos no começo do post, muitas pessoas tinham suas máquinas analógicas e iam até um local especializado para revelar suas fotos.

Com o aumento das câmeras digitais e dos smartphones potentes, a revelação deu espaço para a impressão, que muitas vezes eram feitos em casa. Mas, na prática, isso é diferente? Claro que sim!

Resumidamente, a revelação de fotos acontece a partir de um processo químico e de muitas etapas. Mas quando falamos sobre impressão, geralmente usamos impressoras de alta tecnologia para colocar as imagens usando tinta sobre o papel.

Inclusive, nós fizemos um post aqui no blog especialmente para explicar as diferenças entre revelação e impressão de fotos. São curiosidades e informações bem interessantes, vale a pena a leitura!

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *