Homem na lua 50 anos

50 anos do homem na lua: imagens que mudaram o mundo

Existem muitos fatos bizarros que rondam a história do homem na lua, quando pisamos a primeira vez há 50 anos. Contudo, mesmo existindo teorias da conspiração, o assunto chama a atenção de todos.

Além do fato em si, as imagens do momento são estudadas e debatidas ao redor do mundo todo. Por isso, reunimos neste artigo as principais polêmicas que circulam em torno destes registros. Curioso?

A polêmica das sombras e da iluminação

É impossível não notar a qualidade da iluminação no momento em que o homem começa a pisar na lua, certo?

Sombra na lua
Fonte: Exame

O primeiro aspecto apontado é o fato de que todos os registros possuem sombra. Estudos e observações apontam que na lua não existe refração de luz, ou seja, penumbra. Logo, não deveria existir sombras nas imagens.

Em contradição a esta realidade, todas as imagens apontam esta característica: sombras do homem, dos seus equipamentos, e de outros objetos ao redor que não podem ser identificados.

Por outro lado, é verdade que a luz do sol também pode ser refletida por objetos na lua, como os equipamentos metálicos da própria NASA. Além disso, a própria poeira lunar (regolito) é um material considerado reflexivo, ou seja, com capacidade para refletir a luz solar e iluminar objetos próximos.

Bandeira na lua
Fonte: Exame

E agora? O que você acha sobre a polêmica das sombras nas fotos do homem na lua?

Homem na lua e as contradições com o ambiente

Outro aspecto das imagens que dão argumento para as teorias de conspiração é o fato da bandeira dos EUA estar flamulando. Logo na lua, onde, em tese, não há vento.

Porém, uma explicação muito comum para isso é justamente, a inércia: um corpo em parado tende a continuar em parado e este estado só se altera se uma força maior age contra o corpo em questão. Ou seja, ao fincar a bandeira no chão, foi aplicada uma força que gerou o movimento.

Pegada na lua
Fonte: Exame

Outro aspecto curioso é o fato da pegada ficar marcada na lua. Alguns defendem que não seria possível criar uma marca no solo da lua, pois não há umidade. O que acontece, de fato, é que não é necessário essas condições para criar uma pegada, basta ter a areia fina, como a da lua.

Compilado de imagens para você analisar

Qual é sua opinião, o homem esteve na lua ou não? Independentemente da resposta, é impossível negar que as imagens fazem nossa cabeça viajar para o espaço. Por isso, selecionamos um compilado desses registros para você fazer a sua própria análise e tirar suas conclusões!

Fotos do homem na lua
Fonte: Exame

Com polêmica ou sem polêmica, o acesso às imagens do homem na lua nos fazem pensar sobre a importância da fotografia. Afinal, ela pode retratar diferentes acontecimentos, contando a história da humanidade ou até mesmo eternizando pequenos momentos. <3Se você pirou com as fotos do homem na lua, vale a pena ver as dicas que já trouxemos aqui no blog sobre fotos noturnas, o que dá todo esse mistério em qualquer fotografia!

E se você é um amante sobre os mistérios do universo, aqui vai uma dica para os seus momentos de lazer: lista com alguns filmes sobre o espaço que são imperdíveis!

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *