Quem nunca tirou foto da sua própria comida que atire a primeira pedra. Com um celular na mão e câmeras profissionais cada vez mais portáteis, ficou fácil captar cada ida ao restaurante ou até a cafeteria do bairro.
Registrar alimentos é um trabalho levado a sério por muitos profissionais e, por isso, criamos um tutorial para você que deseja brilhar neste ramo com as suas fotografias e dar um destaque especial a cada clique. Siga lendo e torne-se o mestre das fotos de comida!
Como escolher o que será fotografado?
Você já sabe o que vai fotografar: comida. Mas, qual é o melhor tipo de alimento para começar os cliques? Pense no seu objetivo, ele nada mais é do que o foco de toda a sua composição fotográfica. Logo, para começar, opte por alimentos coloridos e com curvas marcantes, como as frutas.
Consequentemente, monte um cenário pequeno na sua casa. Faça uma cesta com algumas maçãs, bananas e morangos frescos para começar. Com esse exercício, você irá aprender, por exemplo:
- Saber exaltar a cor dos alimentos;
- Cuidar da saturação e da exposição à luz dos objetos;
- Criar ambientes que tenham coesão;
- Praticar focos e combinação de cores.
Como trabalhar a luz em cada alimento?
Alimentos são objetos cheios de texturas e cores, por isso que a luz refletida por eles se comporta diferente em cada caso. Para trabalhar a luz de cada cenário, tenha sempre disponível um conjunto de flashes e iluminadores que podem ajudar a trazer a luz que você procura.
É provável que você seja escalado para fazer imagens dentro de restaurantes, ou seja, espaços fechados como cozinhas — que ficam afastadas de janelas e pontos de luz. Nestes casos, monte o seu mini estúdio em uma ilha ou bancada próxima, mas sempre que possível converse com o dono do estabelecimento e veja a disponibilidade para montar os pratos próximos de uma janela.
Confira algumas dicas para arrasar:
- Em ambientes fechados, opte por ter uma luz ao fundo dos alimentos;
- Carregue sempre uma fonte de luz branca;
- Fundos escuros dão destaque a cores quentes;
- Fundos claros dão leveza a alimentos com cores frias e pastéis;
- Sombras podem ser suas amigas para dar destaque a um ingrediente.
O melhor ângulo para fotos de comida
Para fotografia em restaurantes, priorize a visão de cima ou o ângulo de 45º para captar a essência dos pratos. Lembre-se que é o conteúdo de cada recipiente que importa, logo, não tenha medo de levar instrumentos que ajudem a manter os alimentos inclinados e intactos.
Procure um ângulo aberto para imagens que você deseje captar a essência dos pratos do restaurante. Isso irá dar uma perspectiva geral dos alimentos e do estilo do estabelecimento.
Contudo, para destacar determinado elemento do cardápio, escolha ângulos fechados e que não deem muita abertura para os acompanhamentos. Eles devem focar no prato principal.
Extra: dicas para fotografar como um mestre
Separamos algumas dicas extras para você levar sempre com você quando for fazer a captação de imagens. Lembre-se que você está com o controle da situação e, com muito estudo, qualquer equipamento pode retratar boas imagens.
- Visite o estabelecimento onde você irá fotografar antes e evite surpresas;
- Alimente-se de referências, sites como Pinterest e Flickr podem ajudar.
- Brinque com a composição, ela que mostra o seu diferencial criativo;
- Mostre que o seu trabalho é profissional com boas impressões de fotos;
- Aventure-se com os ingredientes e mostre o que está dentro dos pratos;
- Leve com você lentes objetivas claras e fixas para garantir os desfoques;
- Menos é mais: fotografe apenas o que pode acrescentar beleza ao prato.
Agora, além da vontade de fotografar, você já tem todos os conhecimentos necessários para começar a colocar a mão na massa, ou melhor, na câmera! Lembre-se que ter fotos de comida em seu portfólio é um grande diferencial à sua carreira como fotógrafo de produtos e aqui temos um artigo que mostra como isso pode trazer engajamento para você. Boa sorte e bons cliques.