Livros de Fotografia

Livros de fotografia: 5 títulos que não podem faltar na sua estante

A fotografia, assim como outras formas de arte, precisa de muito estudo e aperfeiçoamento. Embora a prática seja extremamente necessária ao se tratar de melhorar suas fotos, a teoria também é indispensável.

Pensando nisso, muitos fotógrafos renomados compartilharam suas experiências e técnicas no formato de livros, buscando incentivar e ajudar aqueles que querem iniciar e se aperfeiçoar no meio. Conheça os 5 livros de fotografia mais conhecidos!

1. A ilusão espetacular – Uma teoria da fotografia

Escrito por Arlindo Machado em 1983, e reeditado em 2015, o livro é considerado um clássico sobre a fotografia. Entre os muitos assuntos abordados pelo autor, destaca-se a comparação entre a arte da fotografia e um texto.

A Ilusão do espetacular
Fonte: Saraiva

Para Arlindo Machado, a fotografia e o texto são semelhantes, pois ambos fazem uso de articulações e elementos variados, simples ou sofisticados, que podem ser usados em sua composição. O livro, de 184 páginas, pode ser encontrado tanto na versão digital, quanto em diversas livrarias, para os que preferem o contato físico com a leitura.

2. Leia isto se quer tirar fotos incríveis

O livro de Henry Carroll, publicado em 2014, conta com 128 belas páginas trazendo, além de informações, diversas dicas de composição, cenário, uso das lentes, tipos de retrato e iluminação.

Leia isto se quer tirar fotos incríveis
Fonte: Saraiva

A obra é ideal para usuários de DSLR, câmeras compactas e câmeras compactas avançadas, que buscam aperfeiçoar sua técnica e melhorar suas fotos.

3. At Work

O livro de Annie Leibovitz, publicado em 2008, conta com 208 páginas em que a autora disserta a respeito do seu trabalho como fotógrafa, compartilhando experiências pessoais e informações técnicas a respeito do seu trabalho.

At Work Anne Leibovitz
Fonte: Amazon

A autora ainda comenta trabalhos específicos que realizou ao longo da sua carreira, disponibilizando ao leitor as configurações utilizadas na câmera que usou para cada foto.

4. Gênesis

A obra de 520 páginas é considerada a bíblia da fotografia. Escrita por um dos mais famosos e reconhecidos fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado, o livro foi desenvolvido entre 2004 e 2012, e tem o intuito de demonstrar a “terra virgem”, ou seja, espaços do planeta que não sofreram com a incursão da sociedade moderna.

Genesis
Fonte: Saraiva

Lançado em 2013, o livro reúne as mais preciosas dicas e informações do fotógrafo, servindo de inspiração para muitos profissionais da área.

5. Como criar uma fotografia

O livro de Mike Simmons conta com 175 páginas que explicam a importância da criatividade e inovação na fotografia. Entre os ensinamentos do autor na obra, estão presentes o processo criativo necessário para a confecção de imagens únicas e a conceituação de projetos fotográficos.

Como criar uma fotografia
Fonte: Extra

Mike ainda explica o passo a passo da criação de uma fotografia de expressão e esclarece que é preciso desenvolver um conceito antes de sair para realizar qualquer tipo de trabalho fotográfico.

Abra espaço na sua estante e na sua agenda!

Se você está buscando se aperfeiçoar na fotografia, provavelmente já ouviu falar desses títulos, ou pelo menos dos seus autores. Agora o essencial é organizar um hábito de leitura e fazer com que as palavras desses grandes fotógrafos ajudem a desenvolver seu trabalho.

Porém, se você está iniciando no mundo da fotografia, esses nomes podem ser uma novidade no seu cotidiano. Então, nada melhor que iniciar seus estudos seguindo as experiências de fotógrafos renomados, que explicarão desde técnicas básicas até a importância do portfólio e como fazê-lo, além de especificações em trabalhos mais complexos! 🙂

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *