Profissão Fotógrafo

Profissão Fotógrafo: formação, carreira e mercado de trabalho

Você gosta de fotografar e está pensando em transformar o seu hobby em uma profissão? Ser um fotógrafo profissional é o sonho de muitas pessoas que se identificam com o olhar mais subjetivo das lentes e que gosta de conhecer pessoas e lugares novos.

Hoje vamos falar mais sobre a profissão de fotógrafo, a formação necessária e as oportunidades de trabalho dentro deste mercado. Confira a seguir as dicas que nós, do FotoRegistro, separamos para te ajudar. Vamos lá?

Sobre os cursos de fotografia

É importante destacar que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil, não sendo exigido ter um diploma de ensino superior completo para exercer a profissão. No entanto, mesmo que você já saiba tirar boas fotos, adquirir o conhecimento técnico através de cursos é ideal para se lançar no mercado com mais segurança.

Se você tem interesse e disponibilidade para estudar, saiba que existem muitas opções de excelentes cursos no país: bacharelados, tecnólogos, cursos de extensão e cursos livres de curta, média ou longa duração.

O Tecnólogo em Fotografia possui dois anos de duração, com um conteúdo programático mais compacto e direcionado. Já o bacharelado conta com aulas mais complexas e conteúdos mais extensos, além da duração de quatro anos.

As aulas costumam incluir disciplinas como história da arte, fundamentos da fotografia, linguagem cinematográfica e fotográfica, processos digitais, gestão estratégica em fotografia, editoração para fotografia, fotojornalismo e tratamento da imagem fotográfica.

Como está o mercado de trabalho para os fotógrafos

O fotógrafo profissional pode ser contratado de um estúdio ou empresa de comunicação, por exemplo, ou ainda gerenciar o seu próprio negócio. As áreas de atuação de um fotógrafo são inúmeras: festas e eventos, arquitetura, moda, produtos, arte, gastronomia, publicidade, decoração, família, paisagens, turismo, etc.

Outra possibilidade de ganhar dinheiro dentro da profissão é a venda de fotografias para bancos de imagens na internet. Graças à popularização da fotografia digital, o mercado está mais aquecido e valorizado, possibilitando o crescimento da procura por profissionais especializados.

Quanto ganha um fotógrafo?

O valor de cada trabalho vai depender da sua experiência como fotógrafo, da área de atividade escolhida, da forma de trabalho e da sua duração.

Os fotógrafos iniciantes da área de eventos podem cobrar entre 1.500 e 3.500 mil reais por trabalhos. Já os profissionais com uma experiência maior e com o nome já conhecido no mercado podem cobrar valores acima de 20 mil reais.

A maior parte dos fotógrafos profissionais freelancers ganha de 1 a 5 mil reais por mês. Já os fotógrafos profissionais mais experientes e com nome já reconhecido no mercado costumam ganhar de 5 a 15 mil reais por mês.

Esperamos que esse conteúdo sobre a profissão de fotógrafo tenha sido útil para você que está pensando em iniciar nessa carreira. Comente o que achou do texto e envie as suas dúvidas nos comentários. Até a próxima!

Profissão Fotógrafo: formação, carreira e mercado de trabalho
4 (80%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *