Fotos ao ar livre: 4 dicas para passeios e viagens

Fotos ao ar livre: 4 dicas para passeios e viagens

Se você ama conhecer novos lugares e sempre leva sua câmera fotográfica em todos os passeios ou viagens, sabe como fazer fotos ao ar livre pode se tornar, muitas vezes, um verdadeiro desafio. Mas existem alguns truques que facilitam esse tipo de fotografia. Quer saber como?

Nós, do FotoRegistro, selecionamos 4 dicas de como fazer belas fotos ao ar livre para guardar de recordação. Vamos lá?

1. Cuidado com as faixas de horário

Fotos ao ar livre pedem, naturalmente, a luz do sol para que o resultado seja, no mínimo, satisfatório. Portanto, é importante escolher bem a faixa de horário para aproveitar o melhor do sol, pois a sua posição no céu pode produzir efeitos diferentes nas imagens registradas.

Fotografias realizadas durante o amanhecer produzem sombras mais alongadas. Fotos até o meio-dia podem contar com uma luz predominantemente boa. Já a partir desse horário o aparecimento de sombras pode causar imperfeições nas imagens. Já as fotos tiradas durante a noite precisam de maior cuidado, podendo ser necessária a utilização de ISO alto, de uma grande abertura do diafragma e de flash.

2. Escolha um bom lugar

Para ensaios fotográficos ao ar livre você deve procurar por lugares para compor cenários especiais. A nossa dica é conhecer antes o espaço para analisar as suas possibilidades, os atrativos do ambiente, a posição da luz dependendo do horário, etc. Quanto mais você conhecer o lugar, mais confiança terá para fazer um belo ensaio fotográfico com a família e os amigos.

Como um bom fotógrafo, você deve lembrar que muitas oportunidades surgem durante o ensaio. Portanto, use a criatividade e a imaginação!

3. Preste atenção no figurino

Essa dica certamente pode interferir bastante no resultado final das suas fotos. Se você e as demais pessoas estiverem com roupas de cores fortes ou que destoem do ambiente, o resultado das fotografias não será tão legal como poderia ser.

Portanto, prefira fotografar e ser fotografado com roupas de cores claras para neutralizar alguns efeitos indesejáveis nas imagens, assim como reduzir o contraste entre o rosto da pessoa e a luz.

4. Leve um rebatedor de luz

O rebatedor de luz é uma peça muito importante em qualquer ensaio fotográfico, principalmente em fotos ao ar livre. Ele pode ser colocado em um tripé ou posicionado por alguma outra pessoa.

  • O rebatedor de cor prata é o mais utilizado em fotografias noturnas e também para fotos produzidas perto de piscinas ou do mar, dando maior brilho para a fotografia.
  • O rebatedor de luz dourado é usado para dar um bronzeado diferenciado, além de amenizar as sombras do sol do meio-dia.
  • Já o branco funciona como um amenizador de luz e deve ser direcionado para o lado do sol e não para as pessoas. É utilizado para bloquear uma parte da entrada de luz na cena.

Gostou de saber essas dicas de como fazer fotos melhores ao ar livre? Esperamos que elas sejam muito úteis para você fazer registros de todos os seus passeios e viagens. Falando nisso, temos outro conteúdo pelo qual você pode se interessar, sobre como reproduzir o efeito Polaroid em suas fotos. Boa leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo