Ícone do site Blog FotoRegistro

Regra dos terços: por que essa técnica deixa as fotos incríveis?

Regra dos terços no celular

Unsplash

Se você gosta de fotografar e já estudou sobre o assunto, para melhorar a qualidade das suas fotos, deve saber que há muitas técnicas e teorias para ajudar, seja o fotógrafo amador ou o profissional, a ter registros de excelência em suas câmeras.

Uma delas é a regra dos terços, que é utilizada para capturar uma imagem esteticamente mais equilibrada e interessante. Se você se interessou em saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo! Nós, do FotoRegistro, vamos explicar para você como funciona essa teoria e como colocá-la em prática nas suas próximas fotos. Vamos lá?

Regra dos terços

É uma técnica usada para revelar pontos de interesse de uma imagem, ou seja, as áreas em que você deve posicionar os elementos mais atraentes da sua imagem para fotografar.

A regra dos terços se caracteriza na divisão da imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os quatro pontos de interseção dessas quatro linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção.

Blog Conteúdo Aleatório

A teoria da regra dos terços é muito utilizada por fotógrafos profissionais na hora de captar uma imagem para conseguir um resultado visualmente mais equilibrado e interessante.

A boa notícia é que alguns modelos de câmeras fotográficas e smartphones já vêm atualmente de fábrica com essas linhas no visor para ajudar na hora de fotografar. Trata-se de uma maneira de ver o cenário que deseja fotografar pelo visor da máquina, dividindo-o em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados.

iPhoto Channel

Mas, como raramente lembramos ou temos tempo para observar esse detalhe antes de dar o clique, existem alguns programas de edição de fotos que podemos utilizar para tal finalidade, como o Lightroom ou o Photoshop.

Confira algumas dicas para utilizar a regra dos terços

A maneira mais fácil e efetiva de memorizar a regra dos terços é observar uma imagem e imaginá-la como sendo uma fotografia. Utilize mentalmente a regra dos terços para conseguir aplicá-la quando chegar a hora. Você pode fazer isso a qualquer momento!

Quando fotografar horizontes, a dica é manter um terço da imagem com um assunto, e os demais em outro. Quando o céu for mais chamativo, por exemplo, você deve priorizar a imagem do céu. Outra dica é sempre seguir a direção do olhar.

Ao fotografar pessoas, a sugestão é posicionar os olhos delas nos pontos de interesse, aqueles entre as linhas que já comentamos anteriormente. Desse jeito, a imagem ficará muito mais atrativa.

Já para fotos de pessoas que não sejam em plano fechado (que mostre também a paisagem ou todo o ambiente), a dica é fazer a composição com um dos pontos superiores.

Para finalizar: por mais incrível que pareça, a regra dos três terços não precisa ser utilizada em todos os seus registros. Há muitas outras formas de encontrar a melhor composição para a sua imagem, seja através de técnicas ou edições. Estude e pesquise sobre composição fotográfica e você vai amar se aprofundar sobre esse tema para tirar vários cliques incríveis.

Aproveite que está por aqui e leia também este post com dicas para trabalhar com fotografia. Até a próxima!

Sair da versão mobile