Ícone do site Blog FotoRegistro

Como desfocar fundo de foto

Como desfocar fundo de foto

Blog da Flávia Carboni

Imagine que você vai fotografar um grupo de amigos e quer destacar uma dessas pessoas, talvez a aniversariante do dia ou ainda que você tenha produzido a foto perfeita, mas o fundo da imagem está confundindo o assunto principal.

Fotógrafos profissionais sabem que quem desfoca o fundo é a lente, ou melhor, é a abertura da lente. Entretanto, se você ainda tem a fotografia apenas como um hobby pode estar em dúvida sobre como colocar em prática este recurso em suas imagens.

Pensando nisso, nós, do FotoRegistro, separamos algumas dicas para ajudar você a fazer um álbum de recordações repleto de fotografias criativas e com boas fotos com fundo desfocado. Vamos lá?

1. Utilizar aplicativos para smartphones

Existem alguns aplicativos que conseguem fazer efeitos personalizados de desfoque em fotos, como o PicsArt. Com a utilização desse programa, é possível simular o efeito de câmeras profissionais que deixam um objeto ou uma pessoa em destaque na foto e desfoca apenas o fundo da imagem.

Você consegue o mesmo resultado usando o iPhone 7 Plus, o iPhone 8 Plus ou o iPhone X, com o uso do “modo retrato”. Com o aplicativo de editor de imagens, você também pode fazer efeitos de “blur”, semelhantes aos do Instagram.

A vantagem é que com o aplicativo você pode baixar o programa gratuitamente e em português, além da possibilidade de fazer montagens. O PicsArt é compatível para aparelhos Android e iPhone (iOS).

Outras opções de aplicativos que servem para desfocar o fundo das fotos são: Fabby, Tadaa SLR, Big Lens, FabFocus e Facetune.

2. Aproveitar os modos retrato e foco do Instagram

Quem é usuário do Instagram já sabe que virou moda desfocar o fundo das imagens nas selfies. Isso ocorre devido ao “modo retrato”, disponível para iPhone e alguns modelos de Android. O recurso cria um efeito igual aos das câmeras DSLR, de profundidade de campo.

Desde o ano passado, a rede social também oferece o modo “foco”, que permite focar um objeto ou uma pessoa em primeiro plano e desfocar o fundo da foto.

A opção “foco” está localizada abaixo do botão de gravação. Você pode tirar uma selfie ou mudar a câmera para a direção traseira. No momento em que um rosto é identificado, ele permanecerá focado com o segundo plano levemente desfocado, garantindo que a pessoa fique destacada na foto.

O mais legal é que o recurso também funciona para vídeos!

3. Usar o Photoshop

O Photoshop possui muitos recursos úteis para quem trabalha com edição de imagens ou apenas gosta de usar o programa para melhorar ou dar mais efeitos às suas imagens.

Você também pode utilizar o software para desfocar o fundo de uma foto, destacando apenas o que desejar. É preciso apenas selecionar a área da imagem em que deseja aplicar o efeito e desfocar.

Com o fundo da fotografia já selecionado, clique em “Filtro” e, depois em “Desfoque”. Em seguida, basta selecionar a opção “Desfoque de lente” e definir a intensidade do recurso.

Gostou de saber como desfocar fundo de foto? Comente o que achou do texto e compartilhe as nossas dicas com os seus amigos. Veja também o nosso conteúdo que discute se é possível fotografar profissionalmente com o celular. Vemos você no próximo post. Até mais!

Sair da versão mobile