Como montar um portfólio de fotografia

Como montar um portfólio de fotografia

Um bom fotógrafo profissional é identificado pela qualidade e variedade do seu portfólio fotográfico. Para quem está começando agora nesse mercado, a criação do portfólio é um dos passos mais importante para conseguir os seus primeiros clientes.

Está em dúvida sobre como fazer isso? Fique tranquilo: nós, do FotoRegistro, separamos 5 dicas para ajudar você a montar um bom portfólio de fotografia. Vamos lá?

1. Utilize somente as melhores imagens no seu portfólio

Para montar um portfólio, uma dica crucial é fazer muitas fotos, muitas mesmo! E, mais do que isso, fazer um bom trabalho de seleção, garantindo que somente as melhores entrarão no seu portfólio. Pense se o tipo de fotografia que você está começando a fazer será visualizado melhor em ensaios completos ou em imagens individuais. O ideal é criar portfólios separados para cada estilo de fotografia ou segmentar bem os temas.

Montar um portfólio impresso de qualidade, mesmo com tantas opções virtuais, ainda é uma ótima forma de mostrar seu trabalho aos clientes. Por isso, escolha uma empresa especializada, como o FotoRegistro, para cuidar da impressão das suas fotografias e da produção de álbuns encadernados.

2. Crie um site com domínio próprio

Um site com domínio próprio faz muita diferença para um fotógrafo profissional. Existem alguns sites que permitem que você registre o domínio (exemplo: seunome.com.br) e configure seu espaço online. Custa apenas um pequeno valor que deve ser pago somente uma vez por ano! Confira, antes de realizar a compra, como integrar o domínio próprio na plataforma escolhida, pois alguns sites cobram para fazer essa integração.

3. Use as redes sociais

Os clientes estão nas redes sociais, portanto, é lá que você deve estar também. Use a abuse das redes sociais, principalmente Facebook, Instagram e Pinterest, para divulgar o seu trabalho e promover ações como sorteios e promoções de ensaios fotográficos. Mas importante: você precisa criar uma página/perfil da sua marca, desvinculando da sua conta pessoal. Isso passa mais credibilidade e profissionalismo!

4. Faça parte de plataformas virtuais

Fotógrafos profissionais precisam cada vez mais divulgar o seu trabalho para a maior quantidade de pessoas possível. Uma das nossas dicas é a utilização da plataforma Arcadina, que permite criar uma loja virtual dentro do seu site, onde você pode vender suas fotos, mostrar seu portfólio, criar promoções, etc. É possível fazer uma etapa de teste gratuitamente, sem compromisso.

Já a plataforma Wix oferece modelos específicos para quem trabalha com fotografia. Você pode criar um site de forma gratuita para mostrar os seus serviços, assim como criar lojas virtuais, embora não conte com uma área particular para cada projeto.

5. Prepare uma apresentação

Outra forma moderna de apresentar o seu trabalho para os clientes em potencial é preparar uma apresentação, que pode ser feita em mídias como o PowerPoint, Canvas, Prezi, etc. Para isso funcionar, é preciso levar sempre um tablet ou um notebook com você quando for conversar pessoalmente com as pessoas interessadas, ou ainda enviar a apresentação por e-mail.

Gostou de saber mais sobre as nossas dicas de como montar um portfólio de fotografia? Você também pode se interessar por este outro conteúdo que produzimos com 5 dicas para quem quer trabalhar com fotografia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo