Foto de um instrumento musical por dentro

Instrumentos musicais por dentro: confira a série do fotógrafo Adrian Borda

A forma dos instrumentos musicais já é algo que inspira. Mas, você já pensou em conferir como esses objetos são por dentro? Apesar de não ter nenhum talento musical, o romeno Adrian Borda sempre teve essa curiosidade. A partir de uma campanha publicitária da Orquestra Filarmônica de Berlim, o artista teve a ideia de expor o interior de violinos, violões e saxofones, unindo fotografia e música em uma série de fotos belíssimas e inusitadas.

Borda vive na cidade romena de Reghin, no Leste Europeu, conhecida mundialmente pela sua produção de violinos profissionais. A música inspira outros trabalhos do fotógrafo em ilustrações e os instrumentos de corda são referências constantes nas suas obras. Ao primeiro olhar, parece até que os registros foram feitos no interior de um templo abandonado, o que demonstra a originalidade do trabalho realizado.

Os instrumentos usados como “modelos” para as fotos foram disponibilizados por um amigo de Borda, que é luthier (profissional responsável pela fabricação e conserto de instrumentos de cordas), e estavam precisando de reparos. Por essa razão, o artista não teve muitos problemas para ter acesso ao seu interior. As câmeras usadas por Borda são de dois modelos diferentes da Sony: A7 e NEX-6, combinadas com uma lente olho de peixe 8mm.

Algo que chama a atenção na série de fotografias é a precisão com que os raios de luz foram captados. Os flashes profissionais não foram utilizados. O fotógrafo conta que como estava viajando não podia fazer o transporte do equipamento. Ele acabou utilizando a lâmpada que estava no local e mudou os instrumentos constantemente de posição até encontrar a luz mais adequada.

Violoncelo por dentro.
Fonte: DevianArt Adrian Borda

O violoncelo fotografado para a série (foto acima) tem uma curiosidade: foi fabricado na era Napoleônica, no início do século XIX. As fotos foram produzidas na cidade de Amiens, na França, por uma câmera full-frame (em que todo o espaço do sensor é utilizado), usando um smartphone como controle remoto – o que, de acordo com o fotógrafo, facilita a visualização das imagens.

No perfil do artista no site DevianArt é possível conferir outros objetos fotografados a partir de perspectivas fora do comum, como máquinas de escrever e aparelhos de rádio, além de pinturas a óleo, ilustrações e reproduções de obras consagradas. Em

entrevista para veículos especializados, Borda já afirmou que a série deve continuar, com foco no que é inusitado.

Violino por dentro.
Fonte: DevianArt Adrian Borda

Esperamos que o trabalho do fotógrafo Adrian Borda inspire você a fazer registros inovadores. Aproveite para resgatar algumas dicas que já trouxemos aqui no blog como, por exemplo, esse post que ensina Como tirar fotos boas em viagens. E, se você curtiu as fotos que a equipe do FotoRegistro selecionou, compartilhe o conteúdo com os amigos nas suas redes! Até o próximo post.

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *