Trabalhar como fotógrafo freelancer pode ser uma excelente ideia para quem é apaixonado por fotografia e deseja começar a ganhar dinheiro fazendo o que gosta.
Se este é o seu caso, mas não sabe por onde começar a transformar o seu hobbie de fotografia em um negócio lucrativo, este post é especialmente para você! Confira as 5 dicas que nós, do FotoRegistro, separamos para te ajudar. Vamos lá?
5 dicas para começar a trabalhar com fotografia
1 – Faça cursos de fotografia
Aprender com quem sabe é fundamental. Mesmo que você já tenha jeito e experiência em fotografar, saber a parte técnica é essencial para ser um bom fotógrafo profissional.
A dica é fazer cursos de fotografia com um currículo técnico e prático mais aprofundado. Assim, você vai terá a oportunidade de vivenciar a profissão no dia a dia e conhecer o seu equipamento ao máximo, com todas as suas funcionalidades e recursos.
2 – Escolha um segmento para trabalhar
O próximo passo é escolher um segmento da fotografia com o qual você se identifique mais. Trabalhar fazendo o que se gosta é maravilhoso e dá muito mais vontade de fazer o seu melhor!
Existem diversos segmentos de fotografias em que você pode atuar: eventos, publicidade, marketing digital, retratos, paisagens, casamentos, festas de aniversários, bebês, moda, e-commerce e muito mais!
Especialize-se em duas áreas, no máximo, para fazer bem feito e se tornar referência nesses segmentos.
3 – Pesquise sobre o mercado
Depois de escolher o seu segmento favorito, agora é hora de começar a pesquisar sobre o mercado e saber quais são os seus principais concorrentes para verificar como eles trabalham e criar um diferencial para você.
Essa dica é necessária até para saber quanto cobrar pelos seus trabalhos no início de carreira.
4 – Busque boas referências
O passo agora é buscar referências para começar a traçar o seu estilo de fotografia. Vale ler livros, assistir a filmes, ir à exposições e sempre trocar informações com profissionais mais experientes do que você.
Entre os mestres da fotografia, conhecer os trabalhos de Sebastião Salgado, Cartier-Bresson, Bob Wolfenson e Vincent Laforet é fundamental, seja qual for o seu segmento. Fica a dica!
5 – Compre bons equipamentos
Se você tiver dinheiro para comprar o melhor equipamento disponível do mercado, ótimo! Do contrário, pesquise bem para encontrar os melhores materiais que caibam no seu bolso e que atendam às suas necessidades de início de carreira. Com o tempo, claro, você terá que investir em um material melhor.
Geralmente, o profissional monta o seu equipamento e até mesmo o seu estúdio aos poucos. Investir em um bom computador portátil também é primordial. Depois disso, o próximo passo é selecionar as suas melhores imagens e os trabalhos mais relevantes para compor o seu portfólio, que poderá ser mostrado para seus futuros clientes.
Trabalhar como fotógrafo não é tão fácil como parece, mas com esforço e dedicação, você pode chegar lá e trabalhar com o que tanto ama. A melhor dica é saber se diferenciar dentro do mercado, mostrando as especialidades que o tornam um profissional único. Gostou das dicas? Deixe um comentário contando seus planos para iniciar na carreira de fotógrafo.