Diário de Viagem

Encadernação: como produzir um diário de viagem de forma artesanal

Existem algumas vantagens em produzir um caderno de forma manual. Além de ter um produto exclusivo, de acordo com as suas preferências, você tem a oportunidade de deixar a criatividade fluir e treinar uma habilidade nova.

Você também pode produzir uma peça de acordo com a sua necessidade e que seja funcional. O seu caderno pode ser um diário, um caderno de notas ou até mesmo um caderno para estudos, dependendo da sua aplicação.

A encadernação é uma atividade milenar e várias técnicas foram desenvolvidas ao longo do tempo. Na tradição japonesa, por exemplo, as costuras formam desenhos que ficam aparentes na capa do caderno. Já na técnica romanesca, a característica mais marcante é o desenho cruzado das linhas que fixam a capa e o conjunto de folhas ficam aparentes.

Encadernação japonesa
Pinterest

Esses são apenas alguns exemplos, dentro das diversas técnicas disponíveis. Podemos perceber que a encadernação manual é mais um exemplo de produção artesanal que resistiu ao modelo industrial de produção e que conta com cada vez mais entusiastas.

Encadernação romanesca
Pinterest

Se interessou pelo tema? Nós, do FotoRegistro, vamos ensinar você a fabricar um diário de viagem de forma totalmente manual, para que você guarde as lembranças de uma forma especial. Confira!

1. Itens que você vai precisar

Itens
Pinterest/ Portal eduK

O custo de produção deste diário é cerca de R$ 9. Lembrando que o valor pode variar dependendo da região que você mora. Os itens que você vai precisar são: estilete, linha encerada, rolo de pintura pequeno, cola branca, superbonder, cola branca, elástico, régua, papel scrap e papel cartão, com a estampa da sua preferência. O agulhão para cartonagem, que será utilizado para fazer os furos no seu caderno, é encontrado somente em lojas especializadas.

Quanto ao tipo de folha que você irá usar, lembre-se que o seu caderno ficará da metade do tamanho que você escolher. Para este tutorial, recomendamos o formato A5.

2. Capa

 

Capa
Pinterest/ Portal eduK

O primeiro passo é colar o papel cartão ao papel scrap, que dará sustentação à peça. Recorte ambas as folhas um pouco maiores que a medida de 148 x 210 mm (tamanho A5). Use uma régua para alisar os papéis e eliminar bolhas de ar. Deixe a cola secar antes de seguir para o próximo passo.

3. Miolo

Miolo
Pinterest/ Portal eduK

Junte 20 folhas e dobre no meio. Centralize bem todas as folhas e dobre o centro junto com a capa. Certifique-se de que todo o conjunto está bem alinhado. Depois, o próximo passo é definir a distância entre cada furo para a costura. Neste tutorial, vamos usar a distância de um centímetro.

Para fazer os furos, deixe seu caderno com as folhas abertas, na posição de 90 graus. Fure com o agulhão a 45 graus. Agora, prepare a linha encerada. A linha deve ser cinco vezes o comprimento da lombada do seu caderno. Passe a linha na agulha, mas não dê um nó.

4. Costurando o diário

Costurando o caderno
Pinterest/ Portal eduK

Faça a primeira inserção com a linha do lado de dentro do caderno. Puxe até sobrar em média 10 cm. Depois, volte pelo mesmo furo, deixando uma “orelhinha” para o lado de fora.

Costura do caderno
Pinterest/ Portal eduK

Agora vamos para o segundo furo do caderno. Quando a agulha estiver do lado de fora, passar por dentro dessa “orelhinha”, para deixar a costura mais segura. Puxe a sobra de 10 cm, porém, de forma delicada. Repetir o processo até o pé do caderno.

5. Elástico

Elástico
Pinterest/ Portal eduK

Dê a volta no seu caderno com o elástico escolhido, deixando um pouco de excesso. Escolha a face que será o verso do seu caderno e faça um pequeno corte, do tamanho da largura do elástico, a 2 cm da borda do caderno.

Empurre as duas pontas do elástico até que cheguem do outro lado. Cole as duas pontas na parte interna da capa com superbonder. Você pode recortar um pedaço do papel cartão e usá-la como acabamento, escondendo o elástico na parte interna.

Caderno finalizado
Pinterest/ Portal eduK

6. Hora de colar as fotos da sua viagem!

Fotos
unsplash

Primeira parte feita, chegou a hora de escolher as fotografias e colar. Nossa sugestão são as fotos Instapix, impressas em formato 13x13cm. Não esqueça de registrar abaixo de cada imagem informações sobre como você estava se sentindo no momento, por exemplo, ou qualquer outra coisa que traga uma boa lembrança.

  • Você pode incorporar à colagem tíckets aéreos e de trens, ingressos de museus, show e bares, embalagens, cupons fiscais de restaurantes, panfletos, tudo aquilo que remeta você as experiências que você passou na viagem.
  • Experimente visitar novamente um mesmo local e comparar aquilo que você havia escrito sobre ele. Você pode se surpreender com a mudança de percepção que você tinha do lugar quando o visitou pela primeira vez.
Diário artesanal
Pinterest

Nós, do FotoRegistro, esperamos que você tenha gostado do tutorial e que utilize muito o seu diário de viagem artesanal! Se você decidiu colocar o nosso tutorial em prática, compartilhe a sua experiência conosco nos comentários! Até o próximo post.

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *