Set de Filmagem

O que é a fotografia de um filme? Saiba mais!

A direção de fotografia é um elemento fundamental na produção cinematográfica. De acordo com o site da Academia Internacional de Cinema, a fotografia de cinema ou cinematografia é o elemento que irá definir como se dará a captação das imagens em um filme, desde a sua pré-produção.

A fotografia é tão essencial em um filme que conta com uma categoria no Oscar desde a sua premiação de estreia, em 1929. O primeiro passo para a criação do conceito fotográfico é o estudo de referências relacionadas com o roteiro do filme – nesta etapa inicial, toda a equipe deve chegar a um consenso!

Quando estiver criando o conceito visual, o diretor de fotografia deverá considerar:

  • A estrutura de planos, ou seja: de que ângulo o espectador verá os objetos e os atores em cada uma das cenas;
  • A quantidade de câmeras utilizadas na gravação. Se uma cena for filmada com diversas câmeras, por exemplo, a imagem ficará sem perspectiva;
  • Iluminação utilizada;
  • Composição da cena, ou seja: de que maneira os atores deverão interagir com o ambiente e os objetos;
  • Tipo de lente utilizada. Assim como na fotografia, o uso de diferentes lentes irá trazer diferentes efeitos. Lentes ultra-wide, por exemplo, proporcionam uma perspectiva dramática para a cena. Já as lentes amplas, apresentam uma perspectiva maior que a percebida na realidade.

Uso de cores na fotografia de cinema

As cores são boas ferramentas para trazer dramaticidade a uma narrativa ou para levar o espectador para o passado, por exemplo, com o uso de cenas na coloração preto e branco ou em sépia. O tratamento das imagens e a aplicação de filtros, por exemplo, são realizados durante a etapa de pós-produção, com o apoio de softwares de edição.

Alguns diretores acabam imprimindo o seu estilo aos filmes, que são imediatamente reconhecidos pelo público graças ao tratamento de imagem semelhante. É o caso dos filmes de Tim Burton, como O Estranho Mundo de Jack (1993) e a Noiva Cadáver (2005). Outros ótimos exemplos são os filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, cuja fotografia com cores fortes imprime toda a dramaticidade das suas narrativas.

Trabalho em equipe

O diretor de fotografia não é um profissional que trabalha sozinho. Fazem parte da equipe o operador e o assistente de câmera; o foquista (responsável por garantir o foco); o eletricista, responsável por manter os equipamentos de iluminação impecáveis; e, por fim, o maquinista, profissional que cuida de equipamentos como os trilhos e a grua, usados na estabilização das câmeras.

A seguir, confira alguns filmes que já foram vencedores nesta categoria na premiação do Oscar.

Blade Runner 2049 (2017)

Blade Runner
El País

La La Land: Cantando estações (2016)

La La Land
Folha do Rio de Janeiro

Memórias de uma gueixa (2005)

Memórias de Uma Gueixa
Cine Mundo

Dança com Lobos (1990)

Dança com Lobos
Alternate Endings

Romeu e Julieta (1968)

Romeu e Julieta
Minha Visão do Cinema

Nós, da equipe FotoRegistro, esperamos que você tenha aproveitado a leitura. E se você gosta de ler sobre a história da fotografia, dê uma olhada neste conteúdo que preparamos sobre a história da fotografia. Até a próxima!

Avaliar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *