Filme sobre fotografia: 5 filmes que todo fotógrafo deve assistir

Filme sobre fotografia: 5 filmes que todo fotógrafo deve assistir

Se tem uma coisa que toda pessoa que trabalha com arte e criatividade precisa investir é em cultura. E os filmes, além de serem um ótimo entretenimento, são parte essencial de todo esse processo!

Se você é fotógrafo já sabe o quanto as fotos são capazes de marcar história, não é mesmo? Então você não pode deixar de conferir a lista que preparamos com filmes sobre fotografia ou com fotógrafos como protagonistas. Vem ver!

1 – Cidade de Deus

Esse é, com certeza, o filme brasileiro mais reconhecido mundialmente. Além de retratar uma história de vida na favela que revela grandes reflexões e ensinamentos a todas as pessoas que assistem, tem relação com fotografia.

A questão é que Buscapé, o protagonista do filme, tem o sonho de se tornar um fotógrafo. Após todo o desenrolar de uma história tensa, o filme acaba justamente com essa realização, quando o personagem principal registra uma cena icônica e começa seu caminho.

Filme Cidade de Deus
Youtube

2 – Nascidos em bordéis

Este documentário retrata a história de uma cineasta e uma fotógrafa que viajaram juntas para visitar uma das regiões mais marginalizadas da Índia. Podendo ser definida como uma experiência antropológica, o filme se dá através da oportunidade que as filhas das garotas de programa da região tem de fotografar seu dia a dia.

Além disso, a fotógrafa e a cineasta registram as mudanças que a fotografia trouxe para aquela comunidade, mostrando o poder que esta grande profissão tem ao dar voz e rosto para as pessoas.

Filme Nascidos em Bordéis
JustWatch

3 – Fotógrafos de Guerra

Mais um documentário imperdível, que demonstra o poder da fotografia em diferentes situações. Retratando a história do grande fotógrafo John Nachtwey, é o registro das motivações deste profissional ao trabalhar em uma situação tão intensa.

Ao gerar grandes reflexões sobre a miséria e os desafios da guerra, chegou a ser indicado como o melhor documentário ao Oscar em 2002. Não pode sair da sua lista!

Documentário Fotógrafos de Guerra
Emania

4 – Janela indiscreta

Um clássico do grande Alfred Hitchcock, este filme conta a história de um fotógrafo que quebrou a perna em um acidente de trabalho e busca alternativas para continuar ativo. Ele começa a observar a vida de seus vizinhos pela janela através de uma lente e daí se desenrola a história.

Jeffries, o fotógrafo, suspeita de um assassinato e no meio de todo o suspense é possível perceber diversas lições de ângulos através da fotografia do filme.

Filme Janela Indiscreta
Veja

5 – O preço da fama

O filme conta a história do jovem Pecker, que trabalha em uma lanchonete e nas horas vagas é fotógrafo. Ele costumava registrar momentos de família e a região onde morava, e um dia foi descoberto pela dona de uma galeria de artes.

Aí começa sua carreira e o garoto logo vira uma celebridade. A história, porém, mostra que ser famoso não é um mar de rosas, como ele pensava.

Filme O Preço da Fama
Mubi

Pronto, você já tem um catálogo e tanto de filmes para assistir e os próximos momentos de lazer vão unir conhecimento com entretenimento. Se quiser completar sua experiência cultural, confira também a lista de filmes sobre o espaço que já fizemos por aqui! Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo