Papel fotográfico: tipos e indicações de uso

Papel fotográfico: tipos e indicações de uso

Na hora de escolher o papel fotográfico que você irá revelar suas fotos, é importante ter em mente qual o tipo ideal para fazer a impressão. Afinal, cada um deles é indicado para finalidades diferentes. E para você acertar na escolha e não ter que refazer o trabalho, trouxemos os principais tipos. Olha só!

Papel fotográfico normal

Aqui vamos tratar de papéis fotográficos não adesivos, que são os mais comuns pois podem ser usados para impressões em diversas utilidades, tanto no uso profissional como casual.

Existem vários tipos de papéis para a impressão de fotos, e cada um com suas peculiaridades e acabamentos diferentes, são eles:

  • Papel fotográfico Coated Paper: proporciona maior nitidez para sua impressão, possuindo um número maior de camadas de revestimento;
  • Papel fotográfico Cast Coated: similar ao Coated Paper, porém possui uma camada brilhante adicional, e tempo de secagem menor;
  • Papel fotográfico Nanoporous: possui um ótimo acabamento final por possuir uma superfície mais lisa;
  • Papel fotográfico Microporus: mais qualidade e riqueza de detalhes, com uma rápida absorção de tinta.

Outra diferença importante diz respeito ao brilho do papel, que dão toques diferentes no acabamento das impressões. Os principais modelos são:

  • Papel fotográfico brilhante: indicado para fotografias de porta retratos, com bom acabamento e definição, mas que podem desgastar facilmente quando muito manipulada;
  • Papel fotográfico semi brilhantes: brilho menos intenso do que o brilhante, mas acima do fosco. É encontrado nas qualidades acetinado ou lustroso;
  • Papel fotográfico fosco: possui um valor mais conta por não possuir brilho e é indicado para fotos em preto e branco ou composições com cores mais neutras.

Esses tipos de papéis podem ser impressos tanto com tintas pigmentadas quanto com tintas corantes, além de abranger um maior número de impressoras aptas a realizar a impressão com qualidade.

Papel fotográfico adesivo

Esse tipo de papel é muito usado em vitrines, lembrancinhas, murais, brindes, etc. É importante salientar que para fazer impressões nesse tipo de papel são necessários alguns materiais específicos como tinta e até impressoras especiais.

Assim, a tinta pigmentada é a mais aconselhada para o papel fotográfico adesivo, garantindo mais vivacidade, não desbotando com água e possuindo mais cores, comparadas com a tinta corante.

Já ao se tratar de impressoras, existem diversos modelos que podem fazer essa impressão com qualidade, sendo as multifuncionais mais recomendadas. O ideal é que para impressões de qualidade nesse tipo de papel, esta seja feita em uma gráfica por um profissional que já tenha mais conhecimento no assunto.

Escolha quem entende de fotografia para sua impressão

Agora que você já conhece os principais tipos de papel fotográfico, já sabe qual o ideal para imprimir seus trabalhos. Mas, se você quer garantir que nada saia errado na impressão, o ideal é deixá-la nas mãos de quem já faz isso há anos!

Aqui no FotoRegistro, nós realizamos impressões de fotos em papel fotográfico, Fotolivros, agendas, canecas, imãs, quadros e vários outros produtos que podem ser personalizados!

Para realizar suas impressões de fotos com qualidade e com preços surpreendentes, passe em nosso site. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo