Ícone do site Blog FotoRegistro

Fotos de comida: um tutorial de dar água na boca!

Tutorial para Foto de Comida

Unplash

Quem nunca tirou foto da sua própria comida que atire a primeira pedra. Com um celular na mão e câmeras profissionais cada vez mais portáteis, ficou fácil captar cada ida ao restaurante ou até a cafeteria do bairro.

Registrar alimentos é um trabalho levado a sério por muitos profissionais e, por isso, criamos um tutorial para você que deseja brilhar neste ramo com as suas fotografias e dar um destaque especial a cada clique. Siga lendo e torne-se o mestre das fotos de comida!

Como escolher o que será fotografado?

Unplash

Você já sabe o que vai fotografar: comida. Mas, qual é o melhor tipo de alimento para começar os cliques? Pense no seu objetivo, ele nada mais é do que o foco de toda a sua composição fotográfica. Logo, para começar, opte por alimentos coloridos e com curvas marcantes, como as frutas.

Unplash

Consequentemente, monte um cenário pequeno na sua casa. Faça uma cesta com algumas maçãs, bananas e morangos frescos para começar. Com esse exercício, você irá aprender, por exemplo:

Como trabalhar a luz em cada alimento?

Unplash

Alimentos são objetos cheios de texturas e cores, por isso que a luz refletida por eles se comporta diferente em cada caso. Para trabalhar a luz de cada cenário, tenha sempre disponível um conjunto de flashes e iluminadores que podem ajudar a trazer a luz que você procura.

Unplash

É provável que você seja escalado para fazer imagens dentro de restaurantes, ou seja, espaços fechados como cozinhas — que ficam afastadas de janelas e pontos de luz. Nestes casos, monte o seu mini estúdio em uma ilha ou bancada próxima, mas sempre que possível converse com o dono do estabelecimento e veja a disponibilidade para montar os pratos próximos de uma janela.

Confira algumas dicas para arrasar:

O melhor ângulo para fotos de comida

Unplash

Para fotografia em restaurantes, priorize a visão de cima ou o ângulo de 45º para captar a essência dos pratos. Lembre-se que é o conteúdo de cada recipiente que importa, logo, não tenha medo de levar instrumentos que ajudem a manter os alimentos inclinados e intactos.

Procure um ângulo aberto para imagens que você deseje captar a essência dos pratos do restaurante. Isso irá dar uma perspectiva geral dos alimentos e do estilo do estabelecimento.

Unplash

Contudo, para destacar determinado elemento do cardápio, escolha ângulos fechados e que não deem muita abertura para os acompanhamentos. Eles devem focar no prato principal.

Extra: dicas para fotografar como um mestre

Unplash

Separamos algumas dicas extras para você levar sempre com você quando for fazer a captação de imagens. Lembre-se que você está com o controle da situação e, com muito estudo, qualquer equipamento pode retratar boas imagens.

Agora, além da vontade de fotografar, você já tem todos os conhecimentos necessários para começar a colocar a mão na massa, ou melhor, na câmera! Lembre-se que ter fotos de comida em seu portfólio é um grande diferencial à sua carreira como fotógrafo de produtos e aqui temos um artigo que mostra como isso pode trazer engajamento para você. Boa sorte e bons cliques.

Sair da versão mobile