História da Fotografia: resumo de toda a trajetória!

História da Fotografia: resumo de toda a trajetória!

A fotografia como conhecemos hoje tem como marca registrada a versatilidade. Utilizada na arte, na publicidade, no jornalismo e também no registro dos nossos momentos mais especiais, o caminho percorrido pela fotografia desde o primeiro registro feito com um daguerreótipo (primeiro equipamento fotográfico da história), no século XIX, foi longo!

Nós, do FotoRegistro, tentamos resumir essa história em uma linha do tempo, destacando os eventos mais importantes da história da fotografia. Confira!

1835

A primeira fotografia do mundo foi tirada por um pintor, o francês Louis Daguerre. Com o uso de placas de cobre cobertas com sais de prata, expostas à luz por 30 minutos, foram produzidas as primeiras fotografias.

As imagens captadas pelas placas se tornavam visíveis após serem expostas ao vapor de mercúrio. O único problema é que as fotografias eram únicas e ainda não era possível fabricar cópias.

1840

O físico William Henry Fox Talbot cria uma base de papel emulsionada com sais de prata e registra a primeira imagem em negativo. O processo é mais barato que o daguerreótipo e torna a fotografia presente na vida das pessoas comuns.

Neste mesmo ano surgem os primeiros estúdios de fotografia nos Estados Unidos e na Inglaterra, e a fotografia também chega ao oriente, em países como Japão e China.

1861 a 1865

A Guerra Civil dos Estados Unidos, também conhecida como Guerra de Secessão, é o primeiro evento coberto por fotojornalistas na história, como o americano Mathew Brady.

Guerra de Secessão dos Estados Unidos
Hypeness

1888

A Kodak lança a primeira máquina fotográfica portátil do mundo, com o slogan “Você aperta o botão. Nós fazemos o resto”.

1907

Os irmãos Lumiére, conhecidos mundialmente como os pais do cinema, também criaram o processo de impressão colorida de fotos. O método foi batizado de autochrome: várias chapas de vidro sobrepostas por camadas de fécula de batata tingidas de laranja, verde e violeta – as cores que mais se aproximam das cores primárias, vermelho, verde e azul.

A chapa colorida era inserida na câmera, ficando à frente com a emulsão em preto e branco. A fotografia aparece após a revelação e a sobreposição das chapas.

Henry Cartier Bresson
Ricardo Hage

Nas décadas seguintes, fotógrafos como Henry Cartier-Bresson ganham visibilidade. Obcecado em registrar o “momento decisivo” na fotografia, Bresson tornou-se um dos fotógrafos mais famosos de todos os tempos, especializado na fotografia de rua. Uma de suas frases mais conhecidas resume o seu estilo: “Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”.

1942

A Kodak lança o negativo colorido Kodacolor, que permite a cópia de fotos em cores.

1970

Dentro do contexto dos movimentos de contracultura, a fotografia passa a ser vista também como uma forma de arte. Fotografias passam a concorrer com as telas e são exibidas em galerias, museus e compradas por colecionadores.

Exposição fotográfica
Gabriel Cardoso

Também na década de 1970, um dos fotógrafos documentais brasileiros mais famosos faz a sua primeira expedição com uma câmera Leica, em uma viagem para a África. Graças ao seu talento, Sebastião Salgado passa a fazer parte da Agência Magnum, em 1979, contribuindo como fotojornalista.

Gênesis
Fonte: Noize/ Fotografia faz parte do livro Gênesis, lançado em 2013

1980

Foi na década de 1980 que a lomografia ficou popular. O modelo de câmera “lomo” foi construído pelo general Igor Kornitz, na antiga União Soviética. O general, um amante da fotografia, pediu que a indústria militar construísse uma câmera inspirada no modelo japonês Cosina SX2.

Lomografia
TechTudo

Com pouco tempo de exposição – cerca de 30 segundos – a câmera apresentava alta sensibilidade e fotos com grande contraste. A moda difundiu-se em todo o mundo nas décadas seguintes. A lomografia teve uma grande influência na fotografia de uma forma geral, inclusive na criação do aplicativo Instagram.

1990 aos anos 2000

As câmeras digitais ganham o mercado a partir da década de 1990. Marcas como Kodak, Canon, Epson e Sony ficam cada vez mais populares e proporcionam uma enorme qualidade de imagem.

Câmera Digital
FotoTelas

Atualmente, a fotografia faz parte das nossas vidas, seja nos smartphones, nas câmeras digitais ou nas câmeras analógicas, registrando as nossas lembranças. Curtiu o conteúdo sobre a história da fotografia? Então, compartilhe com os seus amigos. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo