Lente Fotográfica

Lentes fotográficas: conheça as principais e suas diferenças

É apaixonado por fotografia mas não sabe quais são as principais lentes fotográficas que seu kit precisa ter? Separamos os modelos essenciais para preparar você para captar qualquer situação. Olha só!

Primeiro: quais tipos de lentes existem?

Representação da Distância Focal
Researchgate

Existem muitas opções de lentes fotográficas para câmeras, contudo, elas vão se dividir entre duas categorias: as que possuem zoom e aquelas que são fixas.

As lentes com zoom são aquelas que oferecem mais possibilidades, afinal, os modelos podem variar para oferecer suporte as mais diversas distâncias para se fotografar: desde a um objeto do outro lado de uma sala até um jogador de futebol do outro lado de um campo.

É possível saber o tamanho do zoom ao prestar a atenção para as informações de distância focal. Ou seja, o número mínimo e máximo que sua lente chega, sendo escrito nas descrições do produto da seguinte maneira: 18-55mm, 70-300mm, 17-50mm, 55-250mm e assim por diante. Sempre com a distância mínima na frente, sendo seguido pelo zoom máximo da lente.

Agora, as lentes fixas são encontradas descritas da seguinte forma: 50mm, 24mm, 35mm. Quanto menor este número, mais detalhes de um objeto em específico ela consegue captar. Esta opção se chama macro e é muito usada para fotos de comida ou retratos mais expressivos. Ademais, quanto maior o número, mais ideal a lente fotográfica é para registrar uma paisagem ou cidade, por exemplo.

Independente se sua lente é fixa ou com zoom, a grande maioria possui seu anel regulador de foco, que pode ser ou automático (AF) ou manual (MF).

Como saber qual lente eu preciso?

Para entender que tipo de lente você vai precisar, antes de mais nada é necessário entender o seu estilo fotográfico. Por exemplo, caso sua bagagem seja mais profissional busque lentes fotográficas que consigam aperfeiçoar o seu trabalho. Caso contrário, comece captando algumas imagens com a tradicional 18-55mm e vá se aperfeiçoando conforme for pegando os macetes fotográficos.

Contudo, se seu trabalho for mais jornalístico, ter uma lente com zoom pode facilitar a busca pelo clique certo. Ainda não sabe qual é o seu estilo? Procure referências em fotógrafos famosos como o Sebastião Salgado ou de forma mais simples, em pastas no Pinterest mesmo.

Quais os principais modelos de lentes fotográficas?

Dentro das lentes fotográficas que se dividem em fixas e com zoom, encontramos outras 3 subcategorias que precisam ser levadas em consideração: as teleobjetivas, as grande angulares e também a lente média ou normal. Elas nada mais, nada menos, irão falar sobre o ângulo de visão que está sendo fotografado. Vamos conhecer melhor cada uma?

  • Lente teleobjetiva: É aquelas usadas em jogos de futebol ou até vistas em canais como discovery channel onde os fotógrafos precisam captar algo que está muito longe deles. Suas distâncias focais variam de 70mm até mesmo 800mm.
  • Lente grande angular: Que conseguem ver muito além do ângulo normal do olho humano, podendo, por exemplo, captar o que está no seu foco e também dos lados. Possui uma distância focal menor que 40mm.
  • Lente média ou normal: É a que possui um ângulo igual ao do nosso olho. Consegue captar uma distância focal de até 50mm e é a mais versátil da lista!

Agora que você sabe tudo de lentes fotográficas, já pensou em quais vão ser as escolhidas que vão ser adquiridas primeiro? Não esqueça de considerar o seu estilo fotográfico e acima de tudo, do resultado que você gosta de ver nas imagens.

Ter boas referências para conseguir um bom trabalho fotográfico é tudo, pesquise sobre grandes nomes da área e prepare-se para colocar tudo que aprendeu em prática sem medo. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.