Câmera Full Frame

Câmera Full Frame: o que é e quais as vantagens?

Se você faz parte ou está começando a entrar no mundo da fotografia, provavelmente você já escutou falar a respeito da câmera full frame. Entretanto, o que tem de especial esse tipo de câmera? Quais as vantagens dela? Confira o post a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é uma câmera Full Frame?

O termo full frame significa quadro completo, ou seja é um sensor com formato de imagem do mesmo tamanho de um filme de 35mm (36mm x 24mm). Esse tipo de sensor é mais comum em câmeras analógicas SLRs, porém pode ser encontrado também em câmeras digitais.

O sensor Full Frame traz maior nitidez e menos ruído para as imagens. Além disso, permite maior versatilidade para o controle de foco e uso de lentes. Todas essas características fazem com que câmeras que possuem este sensor sejam mais caras que os modelos compactos, que fazem o uso dos conhecidos sensores cropados.

Diferença entre a câmera Full Frame e a câmera cropada

Como falamos anteriormente, a principal diferença, que por consequência influencia em fatores como nitidez, ruído e outros, é o tamanho dos sensores. Câmeras com o sensor Full Frame contam com o tamanho de 36 x 24mm, exatamente como um filme 35mm. Já o sensor conhecido como cropado (APS-C) conta com o tamanho 22 x 15mm.

Para exemplificar isso, podemos usar como referência uma lente 50mm, usada em câmeras com os dois diferentes sensores. O que de fato mudará em ambas é o ângulo de visão, sendo na full frame um ângulo de visão de 46,8º e na APS-C este ângulo passa a ser 31,4°.

Além disso, vale destacar que entre as câmeras cropadas, cada marca conta com um tamanho diferente. Confira as imagens agora comparando um quadro Full Frame x Cropados:

Comparação de um quadro Full Frame x Cropados
Wikimedia

Fator de corte

O fator de corte é a diferença entre a imagem transmitida pela lente e o ângulo real que o sensor é capaz de captar. Em outras palavras, esse número irá identificar qual a milimetragem captada pela lente de acordo com o corte que o sensor faz.

Normalmente esse fator de corte é especificado pelo fabricante da câmera, geralmente padronizado em 1.6. Para entender como isso influencia nas suas fotos do dia a dia, basta multiplicar a distância focal da lente pelo fator de corte e assim, entender melhor o ângulo de visão.

Podemos usar como exemplo para o cálculo uma lente de 50mm. No caso, se pegarmos o fator de corte 1.6 e multiplicarmos pela distância focal de 50mm, teremos um ângulo de visão semelhante a 80mm (1.6 x 50 = 80).

Vantagens das câmeras Full Frame

As vantagens do sensor em relação às tradicionais câmeras cropadas são:

  • Maior qualidade de imagem;
  • Menor ruído de imagem;
  • Maior faixa dinâmica;
  • Maior ângulo de captura;
  • Mais opções de foco;
  • Fidelidade da distância focal da lente.

Gostou de saber mais sobre as câmeras Full Frame? Agora, que tal ler esse outro conteúdo sobre ensaio fotográfico e ver mais algumas dicas para colocar seus conhecimentos em prática? Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.