Foto de mulher no ângulo plongée

Melhores ângulos para tirar fotos de pessoas e paisagens

Você não precisar se um fotógrafo profissional para tirar boas fotos, mas para tirar ótimas fotografias você pode usar algumas técnicas simples, que vão melhorar de vez seus retratos. Assim, uma forma muito fácil de fazer imagens mais profissionais é entendendo quais os melhores ângulos para tirar fotos, tanto de pessoas, quanto de paisagens. 

Por isso, nós do Fotoregistro, que assim como você, somos apaixonados por fotografias, vamos passar algumas dicas que vão te surpreender, confira!  

O que precisamos saber sobre ângulos na fotografia? 

Grande parte daquilo que torna uma foto simples em ótima, diz respeito à utilização bem feita de planos e ângulos fotográficos. Para isso, é preciso enquadrar corretamente a foto, levando em consideração o plano, a altura e o lado do ângulo

Assim, é preciso saber adequar bem a distância correta da câmera em relação ao objeto fotografado, procurando posicionar o equipamento em um ângulo que valorize tal objeto da melhor maneira possível. 

Melhores ângulos para fotos de pessoas

Primeiramente é preciso entender que embora partam dos mesmos princípios da fotografia, fotografar pessoas e paisagens exigem técnicas um pouco diferentes, inclusive ao se tratar de ângulos. Por isso, separamos 3 dicas para melhorar o ângulo das suas fotos quando seu objetivo for fotografar pessoas. 

Melhor altura do ângulo

Ao se tratar de altura do ângulo, temos de destacar três posições fundamentais: o ângulo normal, o plongée e o contra-plongée. Cada uma dessas posições é ideal para tipos distintos de enquadramento, como podemos ver a seguir: 

  • ângulo normal: quando a câmera está no mesmo nível dos olhos da pessoas fotografada, ideal para retratos, por exemplo; 
  • plongée: conhecido como câmera alta, é quando a câmera capta as imagens da pessoa de cima, com uma  impressão de mergulho na imagem;
  • contra plongée: quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, fotografando as pessoas de baixo, sendo ideal para dar impressão de altura e imposição da pessoa fotografada. 

Lado do ângulo  

Ao se tratar de lado do ângulo, existem 4 posições, que tomam como ponto de referência o nariz da pessoa, que devem ser levadas em consideração para criar ótimas imagens:

  • frontal: quando a câmera está alinhada diretamente com o nariz da pessoa;
  • 0 ¾: criando um ângulo de aproximadamente 45° do nariz, oportunizando uma grande variedade de imagens que podem ser exploradas;
  • perfil: captando a imagem num ângulo de 90°, com a pessoa de lado para a câmera;
  • nuca: imagem produzida num ângulo de 180°, retratado a pessoa de costas, sendo ideal para inserir alguém como assunto secundário da foto. 

Movimente-se para encontrar os melhores ângulos 

É essencial que você se movimente ao redor da pessoa com a câmera para buscar os melhores ângulos para a fotografia. Por isso, leve em consideração qual o melhor fundo para a foto, a iluminação e qual o melhor ângulo do fotografado para representar o que você deseja. 

É importante salientar que para fotos de pessoas o ideal é o uso de lentes fixas, ou até lentes normais, que consigam focar com mais facilidade em um objeto específico, trazendo maior riqueza de detalhes. 

Para acertar ainda mais nas fotos de pessoas, entenda qual a diferença entre os tipos de lentes e qual a ideal para você! 

Melhores ângulos para fotos de paisagens

Ao se tratar de paisagens, como não temos um objeto específico para focar, as técnicas mudam um pouco, pois precisamos valorizar toda a imagem retratada. A primeira diferença diz respeito as lentes utilizadas, sendo ideal o uso das grande-angulares e até as conhecidas lentes olho de peixe

Esse tipo de lente vai permitir que você capture um ângulo maior da paisagem, de uma forma que ele seja valorizado como um todo. Além disso, ao se tratar de fotos assim, é importante usar o horizonte para traçar uma linha que valorize tanto o céu quanto o chão de mesma forma

A última dica pode servir tanto para acertar no enquadramento dos ângulos corretamente de fotos de paisagens, quanto de pessoas, e se trata da regra dos terços. Utilizando-a corretamente, você consegue encontrar os ângulos certos que melhor valorizam qualquer fotografia, deixando suas imagens ainda melhores. 

Pronto para encontrar os melhores ângulos para suas fotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.