Fotometria na Câmera Fotográfica

O que é a fotometria?

A fotometria é responsável por medir a luz que entra na sua câmera. Este processo acontece através do fotômetro, que em todas câmeras profissionais está incluso na parte interna do aparelho. Quer saber mais sobre fotometria e como captar ótimas imagens? Então siga lendo nosso artigo!

Porque fotometrar a câmera antes de tirar fotos?

Medir a quantidade certa de luz é essencial para tirar boas fotos. Fotometrar antes de dar o clique serve para garantir que sua imagem não estará clara ou escura demais. Essa medição é obtida através do equilíbrio entre ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador.

A exposição de luz correta é aquela que está sempre no ponto central do medidor, ou seja, que esteja parada ao número zero. Contudo, a luz ideal para a fotografia irá depender do estilo de cada fotógrafo, que pode escolher por fotometrar mais além ou antes do ponto zero.

Usar a fotometria para fotografar é importante pois é através dele que o fotógrafo irá conseguir entender como irá ficar a foto final. Assim, antes do clique, é possível eliminar a possibilidade das fotos saírem com problemas de iluminação, como objetos expostos às fortes luzes do ambiente.

Diferente das fotos analógicas, que eram captadas e o resultado final deveria ser conhecido só após a impressão.

A régua da fotometria vai do extremo -2 até +2, sendo no meio, o ponto 0, como a luz ideal do ambiente para fazer a captação de fotos. Quanto mais para esquerda o ponto estiver, mais escura será sua imagem. Entretanto, quanto mais para a direita, mais clara será a foto final.

Regra de Fotometria Correta

Tipos de fotometria em câmeras DSLR

Existem algumas formas de fotometrar. Isso porque ao medir a luz que entra na câmera, o sistema do aparelho precisa entender onde está o objeto a ser fotografado: se em um ponto específico ou em um espaço maior no foco da lente.

Nas câmeras profissionais e semiprofissionais, existem 3 medições diferentes:

Modos de Fotometria

  • Medição central: A leitura de luz da câmera está focada na parte central da câmera, dando menos importância às luzes que entram pelos cantos;
  • Medição parcial: Abrange uma área de medição um pouco maior do que a matricial, focando no centro e também no meio da área focada;
  • Medição matricial: Ela equilibra e analisa todo o quadro da imagem. A fotometria nestes casos foca em manter todos os cantos com uma exposição que deixe todos os elementos do quadro visíveis na foto.

Expanda seus conhecimentos e aprenda como fazer o uso correto do flash para tirar lindas fotos

Você pode escolher um tipo de medição através das configurações manuais do seu equipamento, sempre levando em consideração o que está sendo fotografado. Por exemplo, se for uma pessoa seu foco, opte pela medição central. Agora, se você estiver fotografando uma paisagem, o ideal é optar pela medição do tipo matricial.

A diferencia da fotometria em modo automático e manual

A fotometria funciona nas câmeras através de dois modos: o automático e o manual. Durante o modo manual, ela irá buscar sempre equilibrar o ISO, a velocidade do obturador e o diafragma para aproximar seu medidor do marco zero no fotômetro.

É importante aqui ter em mente o resultado que se quer chegar ao fotografar. Pois, se o seu desejo é uma fotografia com um contraste maior no objeto a ser eternizado, vale a pena fazer os ajustes manuais de acordo com as suas necessidades.

Exemplo de ajuste manual de foto de cachorro

Agora que você sabe o que é a fotometria, coloque todo o conhecimento aprendido em prática e saia captando imagens inesquecíveis por onde você passar!

Se quiser ir além nas leituras, leia nosso artigo que mostra como criar um portfólio de fotografia para atrair ainda mais clientes e admiradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.