Low Key e High Key: Conheça esses estilos de Fotos

Low Key e High Key: Conheça esses estilos de Fotos

Você já ouviu falar em fotografia low key e high key? Provavelmente, sim. Mas você sabe o que significa?

Hoje vamos explicar para você o significado desses termos e como você pode usar e abusar deles na hora de tirar fotos e depois de revelar as fotos verá o resultado incrível.

Tanto high key quanto low key dizem respeito às fotos que possuem muitos tons claros ou escuros: high key é para as fotos de tons claros e low key as de tons escuros.

Tanto uma quanto a outra são determinadas desta forma na hora de clicar e não na hora de editar. Assim, se você deseja fazer fotos tanto em low key quanto em high key, precisa cuidar da iluminação e da produção dos cenários, roupas e na hora do clique.

Alguns detalhes das fotos high key

Uma foto high key significa que há quase nada de sombras. Ou seja, usa-se luz suave. As imagens são predominantemente claras – e intencionalmente claras. E o que faz com que a imagem fique muito clara é a excelente distribuição de luz. O termo high key pode também significar “altas luzes”. Parece uma contradição usar luz suave e altas luzes, mas não é. Ambas significam claridade, muita luz. É importante não confundir uma foto high key com uma imagem estourada p&b. No high key sempre há a intenção e por isso cria-se esse ambiente claro.

Exemplo de foto high key
Exemplo de foto high key
Exemplo de foto low key
Exemplo de foto low key

Já a foto low key é o contrário. É a foto mais escura, as luzes são “duras”. E ela também depende da iluminação e produção corretas. Normalmente as fotos low key passam ar de mais mistério, transmitem um quê de drama, de melancolia.

Como fazer fotos low key ou high key?

Para fazer low key você precisa:

  • Ambientes escuros;
  • Roupas mais escuras (não necessariamente);
  • Pouca luz;
  • Usar luz que permita contrastes;

Para fazer high key você precisa:

  • Ambientes claros
  • Roupas claras (não necessariamente);
  • Luz muito bem distribuída;

É importante deixar claro uma coisa: independente de low key ou high key, é importante não “estourar” a imagem. Nenhum estilo de fotografia deve ser confundido com foto mal capturada. Por isso, regras básicas de fotografia devem ser seguidas ao tirar fotos low key, high key ou qualquer outro tipo.

Fazer fotos high key é mais fácil do que low key. Neste segundo tipo, é preciso de um pouco mais de conhecimento de iluminação, jogo de luz e sombras e tal.

Na prática, porém, o que você pode aproveitar é desenvolver a sensibilidade para perceber quando uma foto low key pode acontecer, porque, por exemplo, se está diante de uma parede escura e a roupa da pessoa que deseja fotografar é escura, ou algo assim… O mesmo vale para a foto high key.

Essa percepção você pode desenvolver no dia a dia mesmo, treinando bastante, clicando até pelo celular só para treinar mesmo. Os dois estilos são ótimos para quando faltam certos recursos para uma foto mais, digamos, elaborada. Se um ambiente é escuro demais, por exemplo, e você conseguir iluminar apenas o objeto/pessoa a ser fotografado, resultará numa bela foto. Por isso é importante desenvolver o olhar para essas técnicas.

Antes de encerrarmos, é bom esclarecer que fotografias low key e high key não precisam ser sempre em preto e branco. Elas podem ser coloridas também.

Que tal começar a treinar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo