Páscoa: a Lenda, a História e o Chocolate

Páscoa: a Lenda, a História e o Chocolate

E aí, está de ressaca da Páscoa? Ressaca de chocolate, de comidas deliciosas da mamãe, da vovó? Nós amamos Páscoa! Independente dos significados religiosos, que respeitamos todos eles, é uma data que reúne a família e os amigos. E isso é sempre ótimo! Essas datas rendem fotos maravilhosas, né?

Estávamos pensando aqui, você sabe de qual toca surgiu o coelhinho da Páscoa? Porque, se pensarmos bem, ele é uma presença tão forte nas propagandas de Páscoa – até mesmo comemorações – que muitas vezes aparece mais do que o próprio Jesus Cristo. Ficamos curiosos e fomos atrás para saber.

O coelho é símbolo de fertilidade. É um bichinho que se reproduz muito, muito rapidamente. Então, como os povos antigos valorizavam demais esse “poder”, principalmente porque o índice de mortalidade naqueles tempos era altíssimo, a fertilidade passou a ser celebrada e a figura do coelho usada como símbolo desse poder de gerar vida.

Páscoa com Presentes e Fotos

Como o coelho se misturou com os símbolos religiosos? Bom, sabe que festa é aquela coisa, né? Todo mundo junto e misturado. O coelho foi um elemento usado para popularizar a festa, simbolizando sempre a Vida e a renovação da vida. Só que ele também assumiu outro papel: o de “substituto” do cordeiro, que era usado como alimento.

E os ovos de Páscoa?

São muitas as lendas, mas um ponto em comum entre elas é que ovos de galinha eram pintados à mão, isso a partir do século XVIII, e muitas famílias os escondiam para que as crianças brincassem de procurá-los. Daí para os ovos de chocolate foi um pulo!

Como chegamos aos ovos de chocolate?

Bom, foi na França, também no século XVIII, quando confeiteiros franceses inventaram (somos muito gratos, aliás) de fazer ovos com chocolate. Essa delícia que nos fez estar de ressaca hoje, foi a bebida preferida dos deuses maias em seu surgimento. De tão desejado, virou moeda para os astecas. Quem nunca negociou com chocolate? Em 1873 surge o primeiro Ovo de Páscoa.

Olha, já tem mais de 1 século que vivemos das delícias da Páscoa. Hoje, esse manjar que nos deixa de ressaca.

Ah, o chocolate chega ao Brasil pela primeira vez em 1891, no Rio Grande do Sul, com a fábrica Neugebauer, fundada por imigrantes alemães. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo